Smartband e Smartwatch: Quais as diferenças?

O crescimento na oferta de diferentes gadgets com designações semelhantes – como smartband e smartwatch – geram, por vezes, alguma confusão relativamente ao que esperar de cada um destes novos dispositivos. Dos vários exemplos existentes destaca-se a dúvida em torno de smartwatches e smartbands.

Neste artigo, vamos abordar as principais diferenças entre ambos para que estejas o mais esclarecido possível na hora de comprar um destes equipamentos e, assim, optares pelo que melhor se adequa às tuas necessidades.

Numa era em que a tendência é a integração cada vez mais invisível da tecnologia no nosso dia-a-dia, os smartwatches e smartbands vieram para ficar. Com uma previsão de 245 milhões de dispositivos vendidos até ao final de 2019, este wearable é já, para muitos, um dispositivo indispensável. No entanto, muitos consumidores confundem, por vezes, a utilidade entre um smartwatch e uma smartband. Ambos são wearables funcionais, mas com características distintas. Para complicar, existem em variadíssimos tamanhos, cores, marcas e preços.

O Que é um Smartwatch?

Um smartwatch é um relógio digital com funções adicionais, ou seja, faz muito mais do que simplesmente mostrar as horas e a data. De certa maneira, é a evolução do tradicional relógio. Quem não se lembra da “primeira geração” de smartwatches com calculadora e alguns até com comando remoto que permitia mudar os canais da tv?

Nos dias de hoje, os smartwatches evoluíram para lá destas simples funcionalidades e permitem fazer muito mais. Com ecrãs tácteis, ligações wifi e bluetooth, estes permitem agora transferir ficheiros, receber e fazer chamadas, receber e enviar mensagens, ver vídeos, receber notificações das redes sociais, entre outros.

Como qualquer equipamento, tem as suas vantagens e desvantagens.

Prós

  1. Um smartwatch pode ser emparelhado com o teu smartphone e alertar-te quando recebes uma chamada. Assim, nunca perderás uma chamada e, para além disso, acrescenta a comodidade de nem ter que ires ao bolso tirar o smartphone, basta rodar o pulso.
  2. Permite utilização de várias ferramentas sem necessidade de aceder ao smartphone (responder a mensagens e atender chamadas)
  3. Podes facilmente alterar a configuração e aspeto do mostrador. Existem vários temas que alteram o aspecto digital do smartwatch, por isso, é como se tivesses um relógio diferente todos os dias.
  4. Um smartwatch pode ser utilizado em todas as ocasiões, para além de poder alterar o aspeto digital, o mesmo aplica-se ao aspeto físico. Podes variar entre estilos mais clássicos ou modernos trocando a bracelete e, em alguns casos, a “armação”
    do relógio.
  5. Com as mais variadas funcionalidades, poderás optimizar várias tarefas do dia-a-dia que geralmente consomem mais tempo.

Contras

  1. Quantas mais funcionalidades o smartwatch possui, mais elevado o seu preço. Para além disso, a qualidade do ecrã e da bracelete podem também influenciar o seu valor.
  2. Os smartwatches Apple são topo de gama e os melhores do mercado. No entanto, são compatíveis apenas com iPhones.
  3. As constantes notificações podem ser uma fonte de distração.
  4. Não conseguem distinguir o nível de atividade de desportos específicos, ou seja, a informação disponibilizada durante e após exercícios poderá não ser a mais precisa.
  5. Apesar de possuir baterias com maior capacidade, a sua autonomia não surpreende e poderá ser diminuta em consequência das múltiplas funcionalidades que
    apresenta.

Smartwatch versus Smartband Smartwatch versus Smartband

O Que é uma Smartband?

Uma smartband é um relógio com funções mais específicas dedicadas, principalmente, a um registo mais ligado à saúde. Nos dias de hoje, há uma maior consciência e preocupação em seguir um estilo de vida saudável, não só no que diz respeito à dieta alimentar, mas também no que diz respeito ao exercício e à sua monitorização.

E aqui entra a smartband. Com um aspecto mais simples comparativamente aos smartwatches, este dispositivo permite medir o número de passos diários, distâncias percorridas, ritmo cardíaco, qualidade de sono, entre outros. Por isso, a maior parte das
smartbands vem equipada com pedómetro, sensor óptico de ritmo cardíaco, entre outros sensores. Consequentemente, permite transmitir toda essa informação para uma app que regista, analisa os dados e, de forma geral, avalia a sua condição e bem-estar físicos.

É uma excelente forma de perceber alguns eventuais problemas de saúde permitindo, ao mesmo tempo, manter o ritmo de exercício dentro dos níveis pretendidos.

Assim como no caso dos smartwatches, as smartbands apresentam também algumas vantagens e desvantagens.

Prós

  1. As smartbands permitem rastrear vários tipos de desportos. Podes, efectivamente, rastrear o teu exercício como um todo assim como desportos específicos;
  2. Os preços são bastante acessíveis e similares, o que permite escolher entre uma grande variedade de dispositivos;
  3. São confortáveis mesmo durante a prática de exercício;
  4. Não corres o risco de te distrair do teu objectivo, uma vez que se foca menos nas notificações de mensagens e emails e mais na monitorização de saúde;
  5. Uma vez que possui um número de funções mais básicas, as baterias têm uma autonomia bastante longa podendo durar vários dias.

Contras

  1. Foca-se nas atividades relacionadas com saúde, enquanto que outras funções são limitadas. Ou seja, é mais básico na sua generalidade.
  2. Os estilos existentes são bastante similares esteticamente, o que poderá limitar a sua utilização em determinadas ocasiões.
  3. Ecrãs com tamanho reduzido o que limita a quantidade de informação visível.
  4. Nem sempre a informação é precisa.

As funcionalidades da smartband As funcionalidades da smartband

As Diferenças entre Smartwatch e Smartband

Muito resumidamente, o principal critério de decisão entre a compra de um smartwatch e uma smartband é a opção por um  dispositivo que te ajude a comunicar e que te mantenha sempre notificado, ou a opção por outro que registe o teu bem-estar. O
smartwatch é um aparelho multifunções, uma smartband dedica-se mais especificamente ao bem-estar e saúde.

Vê desta forma: com um smartwatch podes relaxar e ouvir música e com uma smartband podes medir o quão relaxado estás.

No entanto, a tecnologia está sempre em constante inovação e a linha que separa estes dois dispositivos é cada vez mais ténue. Há smartwatches que incluem funcionalidades específicas de monitorização de bem-estar e há também smartbands que incluem notificações de redes sociais, mensagens e outras.

Smartwatch versus Smartband Smartwatch versus Smartband

Smartband versus Smartband: Qual Devo Escolher?

Tanto o smartwatch como a smartband possuem prós e contras e as diferenças entre ambos são cada vez menores. A escolha resume-se à necessidade que pretendes satisfazer, ao estilo e, por último, mas não menos importante, ao valor.

Pretendes receber todo o tipo de notificações, atender chamadas, ouvir música, ver vídeos e monitorizar a tua atividade física? Opta pelo smartwatch.

Pretendes apenas receber algumas notificações, mas queres dar prioridade ao rastreio da tua atividade física e/ou despendes de um orçamento mais limitado? Opta pela smartband.

SMARTWATCHES

SMARTBANDS

ARTIGOS RECENTES

3 thoughts on “Smartband e Smartwatch: Quais as diferenças?”

  1. Qual a smartband recomendada para quem não corre mas caminha – e quer medições de distâncias e calorias confiáveis.
    Por outro lado, também posso precisar de acompanhar a minha performance na piscina – nada de profissional.

    Já agora, alguma smartband reconhece que o dono está a conduzir (e assim interromper a contagem)?

    1. Filipe Teixeira

      Olá Pedro,
      Praticamente todas as smartbands apresentam medições razoavelmente fiáveis com uma pequena margem de erro, mas que no geral não afeta uma boa análise desses dados.
      Algumas das melhores sugestões que podemos indicar são:
      Smartband Mi Band 5
      Smartband Amazfit Band 5 (versão com SpO2)
      Smartband Samsung Galaxy Fit 2
      Espreita também estes smartwatches com valores muito interessantes:
      Smartwatch Xiaomi Mi Watch Lite
      Smartwatch Amazfit Bip U

      Abraço

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *