Qual o Melhor Smartwatch?

Qual será o melhor smartwatch? Se andas à procura do melhor modelo para investir, toma notas pois este artigo poderá ajudar-te a tomar uma decisão.

Os dispositivos wearables fazem cada vez mais parte do nosso dia a dia e a prova disso é o número cada vez maior de smartwatches no mercado. 

No meio de tanta oferta, torna-se difícil perceber quais são realmente os melhores modelos e o que os torna efetivamente superiores em relação aos demais. Podemos afirmar que há características em comum entre os melhores smartwatches que os distinguem rapidamente, como pesquisa na internet por comando de voz, localização por GPS , vários sensores que monitorizam o nosso estado de saúde, entre outras.

Para além dos smartwatches, existem inúmeras smartbands, ou fitbands, disponíveis no mercado, e a diferença entre ambos pode ser difícil de identificar numa primeira observação. Se tens dúvidas sobre a diferença entre smartbands e smartwatches, espreita este artigo onde explicamos o que podes esperar de cada um destes dispositivos.

Neste artigo apresentamos os modelos que consideramos ter potencial para algum deles ser eleito o melhor smartwatch. Além dos aspetos importantes que devem incluir, como já referimos, há outros que também não podemos ignorar, como a marca, o design, o estilo e a qualidade de construção.

Apple Watch Series 6

Considerado o smartwatch Apple como um dos mais reconhecidos do mercado, o Apple Watch Series 6 destaca-se por ter praticamente tudo o que se pode esperar de um aparelho deste género. No entanto, tem dois aspetos que o podem eliminar imediatamente da possibilidade de escolha de muitos utilizadores:

  1. Preço – o Apple Watch Series 6 custa aproximadamente 500€, mais que muitos smartphones, e esta pode ser uma condicionante logo à partida;
  2. Compatibilidade: infelizmente, é compatível apenas com iPhones, o que afasta todos os utilizadores do universo Android.

Equipado com um ecrã OLED de 1.78″, processador Apple S6, armazenamento de 32GB, conectividade Wi-Fi, Bluetooth, NFC e LTE (opcional), o Apple Watch Series 6 está disponível em várias cores: preto, azul, branco, vermelho e dourado.

Samsung Galaxy Watch 3

A nível de Android, há um modelo smartwatch Samsung: o Galaxy Watch 3. Além do seu design bastante elegante, oferece várias funcionalidades, como sensor de eletrocardiograma, detetor de queda e ativação de serviço de emergência, as habituais notificações, armazenamento de música, pagamentos contactless, entre outras. Possui uma moldura rotativa que permite uma navegação mais simples e intuitiva pela sua interface e podemos também ajustar o mostrador ao nosso estilo uma vez que a Samsung disponibiliza milhares de mostradores facilmente alteráveis.

O Samsung Galaxy Watch 3 está disponível em duas versões, uma de 41mm com ecrã de 1.2″ e outra de 45mm com ecrã de 1.4″, ambos Super AMOLED. Partilham o mesmo processador, o Exynos 9110 com 1.15Ghz, 1GB de memória RAM e 8GB de espaço de armazenamento. 

Smartwatch Garmin Venu

A Garmin produz também alguns dos melhores smartwatches do mundo, mas a maioria é dedicada a desportistas extremos e apresenta preços algo elevados. O foco da marca tem sido a resistência dos seus smartwatches e funcionalidades para desportistas, e por vezes o seu design é relegado para segundo plano. No Venu há, claramente, um esforço para tornar os seus relógios mais apelativos no que concerne o design e estilo, contudo, mantiveram-se as funcionalidades que destacam estes smartwatches das outras marcas. O Garmin Venu é um excelente smartwatch, principalmente para um utilizador focado em desporto. Consulta aqui outros modelos e vê qual será o smartwatch Garmin que preenche os teus requisitos.

O Venu é o primeiro smartwatch da Garmin com ecrã AMOLED. A qualidade da imagem é um aspeto que se destaca, tornando possível ler a informação nos mais variados ambientes de luz. Para além disso, vem munido com dezenas de aplicações de desporto, inclusive exercícios animados de cárdio, força, yoga, entre outros que podem ser descarregados da app Garmin Connect.

Samsung Galaxy Watch Active 2

A Samsung produz alguns dos melhores smartwatches do mercado e a prova disso é mais um modelo neste lista. O Galaxy Watch Active 2 é uma versão com um estilo mais desportivo que o Galaxy Watch 3, mais estreito, mais leve e mais confortável. Obviamente mais focado numa utilização ativa, vem carregado de modos desportivos, 39 no total, sensor de frequência cardíaca e ECG, avaliação do nosso nível de stress, monitorização da qualidade de sono. Nesta versão, a Samsung adicionou também uma moldura digital rotativa, uma função que se mostra bastante útil no Galaxy Watch 3 e que agora está presente no Galaxy Watch Active 2, ainda que digital. O smartwatch ideal para um estilo de vida mais ativo por um preço mais convidativo.

O Samsung Galaxy Watch 2 tem o mesmo processador do Galaxy Watch 3, o Exynos 9110 Dual core com 1.15GHz. Está disponível também em dois tamanhos, 40mm e 44mm com ecrã Super AMOLED de 1.2″ e 1.4″ respetivamente. Conta com 4GB de armazenamento e 768MB de memória RAM.

Garmin Vivoactive 4

O Garmin Vivoactive 4 apresenta-se também como uma excelente opção para utilizadores mais ativos, não só devido às funcionalidades que oferece, mas como também pelo preço mais simpático. Este modelo é semelhante ao Garmin Venu, mas com um preço inferior. Possui também várias funções de desporto, como Garmin Coach, um treinador de corrida pessoal no pulso, mais de 20 aplicações para atividades indoor e outdoor, incluindo golfe e natação, exercícios animados no ecrã, monitorização do nível de hidratação, respiração, sono,  stress, entre outros. Em suma, tal como o Garmin Venu, o Vivoactive 4 é uma máquina de desporto no nosso pulso.

O Garmin Vivoactive 4 tem praticamente todas as características do Garmin Venu, excepto o ecrã AMOLED, em compensação, apresenta um preço mais acessível e uma autonomia extraordinária que pode ir até 8 dias!

Smartwatch Mobvoi TicWatch Pro 3

O TicWatch Pro 3 apresenta-se como um dos melhores smartwatches disponíveis. É compatível com Android e iOS e a sua utilização é intuitiva. Além disso, vem com um potente processador instalado, um Snapdragon Wear 4100, 1Gb de RA, uma bateria com uma autonomia que pode ir até 45 dias (em modo Essential) e tem também um deslumbrante ecrã AMOLED de 1.4″.

O Mobvoi TicWatch Pro 3 é uma boa alternativa aos smartwatches de marcas mais conhecidas (e mais caras). Possui também os sensores indispensáveis para uma monitorização completa do nosso estado de saúde, assim como as funcionalidades típicas de um smarwatch completo.

Smartwatch Honor Magic Watch 2

A Honor oferece também bastantes soluções no mercado dos smarwatches e um dos seus modelos mais bem sucedidos é o Honor Magic Watch 2. É um smartwatch que oferece características bastante interessantes, como ecrã AMOLED de 1.2″, autonomia até 14 dias e resistência a água, mas por um preço bastante inferior à concorrência. 

O Honor Magic Watch 2 entra numa gama de preço mais acessível mantendo os aspetos essenciais de um smartwatch. Assim, apresenta-se como uma boa opção para o utilizador comum que não necessita de funcionalidades tão específicas, ou tão avançadas, como as que encontramos nas gamas superiores.

Smartwatch Amazfit Bip U

Para os utilizadores que pretendem adquirir algo mais acessível, podem optar por um smartwatch Amazfit, como é  caso do Amazfit Bip U. De valor inferior a 100€, este modelo satisfaz perfeitamente as necessidades básicas expectáveis, como monitorização cardíaca, stress, sono, visualização de notificações, pedómetro e controlo da câmara e música do nosso smartphone, com a vantagem de obtermos um design bastante apelativo e resistente a um super preço, como já referimos. 

Este smartwatch Xiaomi é, sem dúvida, uma opção a considerar se não quisermos entrar no patamar das centenas de euros. Leve, confortável, bastante completo no que concerne às funcionalidades habituais deste tipo de equipamento, e esteticamente agradável, o Amazfit é uma excelente alternativa às opções mais caras.

Como Escolher um Smartwatch?

Ao escolher um smartwatch, há alguns aspetos a considerar inicialmente que filtram, ou condicionam as nossas escolhas. O utilizador de iPhone obtém mais benefícios de um Apple Watch devido à compatibilidade e sinergia criada entre ambos os dispositivos. Este utilizador, caso opte por um smartwatch Android, terá uma experiência muito mais limitada. A mesma lógica aplica-se a um utilizador Android.
Outro aspeto importante é o tamanho do smartwatch. Se o nosso pulso é pequeno, um smartwatch maior que 44mm poderá ser desconfortável. Além disso, poderá também apresentar um aspeto algo volumoso e tornar a sua utilização algo difícil.

Em resumo, devemos escolher o smartwatch que satisfaça as nossas necessidades, tanto funcionais como estéticas, dentro do nosso orçamento e, como sempre recomendamos, de uma marca que nos transmita fiabilidade.

As sugestões que aqui apresentamos abrangem apenas alguns dos imensos modelos disponíveis. Podes encontrar outras marcas de smartwatches com estilos e preços diferentes.

Se precisares de esclarecimentos adicionais ou aconselhamento, não hesites em deixar o teu comentário!

Smartwatches

ARTIGOS RECENTES

Smartwatch Xiaomi

Qual o Melhor Smartwatch Xiaomi?

A oferta é imensa e qualidade não falta. Neste artigo espreitamos a enorme oferta da marca e tentamos descobrir qual o melhor smartwatch Xiaomi.

AMD Vai Anunciar Nova Placa Gráfica

A AMD prepara-se para anunciar nova placa gráfica a 3 de março num evento online. Esta gráfica fará parte da família das Radeon RX 6000.

1 thought on “Qual o Melhor Smartwatch?”

  1. Bernardo Fernandes

    Na minha humilde opinião, não existe um relógio Smartwatch a condizer com o da Apple. É o mais caro de todos, mas é porque é o melhor do mercado. É isso mesmo. Eu tenho um e estou muito satisfeito!

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *