A Máquina do Ric – RTX 3090 & RYZEN 5950X

A equipa PCDIGA, em parceria com a Asus e Corsair, criou a super máquina gaming do Ric Fazeres e ficou brutal! Vê aqui como tudo aconteceu e fica a conhecer este desktop  monstro.

O Ric pediu à PCDIGA uma máquina potente, capaz de correr todos os jogos que saem para o mercado, que cada vez exigem mais recursos e um maior desempenho. Além disso, o Ric edita muito conteúdo, principalmente para o seu canal de YouTube, ou seja, é muita edição de vídeo todos os dias! Para acompanhar as exigências de desempenho do Riczão, a PCDIGA, em parceria com a Asus e Corsair, montou uma super máquina! Vamos apresentar-te todos os componentes que fazem parte deste desktop e, no final, poderás ver um vídeo com a sua apresentação pelo próprio Ric Fazeres, o Tiago e o Bruno.

Caixa: Extended-ATX Corsair iCUE 4000X RGB Tempered Glass Branca

Yep, inclui 3 ventoinhas RGB de 120mm!

Uma caixa distinta para um YouTuber único. A caixa Extended-ATX Corsair iCUE 4000X RGB é um modelo que se destaca de imediato pelo seu aspeto elegante, minimalista, mas muito completa. Conta com vidro temperado na lateral e na frente, onde estão colocadas três ventoinhas AirGuide RGB de 120mm, para um fluxo de ar otimizado. Como não poderia faltar, tem também um sistema de gestão de cabos Corsair Rapidrouter, que permite montar toda a máquina e manter os cabos devidamente arrumados.

Water Cooler: Corsair Hydro Series H100i RGB Platinum 240mm

O Ric não dispensa um bom sistema de water cooling!
Este é um componente que, por vezes, é relegado para último quando escolhemos os componentes da nossa máquina, mas o Ric não facilitou! Para manter o seu CPU sempre fresco, mesmo quando puxa mais pela máquina, foi montado um water cooler Corsair Hydro Series H100i RGB Platinum 240mm. Este water cooler traz duas ventoinhas RGB com levitação magnética. Cada ventoinha possui 16 LEDs com controlo independente que iluminam a cabeça da bomba para aquele efeito luminoso brutal. Com o software Corsair iCue podes controlar a iluminação RGB, monitorizar as temperaturas do CPU e líquido refrigerador e ainda a velocidade das ventoinhas e bomba.

Processador: AMD Ryzen 9 5950X 16-Core 3.4GHz c/ Turbo 4.9GHz 72MB

O núcleo de processador mais rápido do mundo para os processadores de jogos mais rápidos do mundo.
Para um gamer e criador de conteúdo exigente como o Ric, foi selecionado um processador AMD Ryzen 9 5950X com 16 núcleos a 3.4GHz capaz de atingir os 4.9GHz ! No coração da máquina, não poderia ter sido colocada outra hipótese se não a  arquitetura de processador mais avançada do mundo com um enorme poder de processamento.
O Ric tem em mãos simplesmente o núcleo de processador mais rápido do mundo para os processadores de jogos mais rápidos do mundo.

Placa Gráfica: Asus ROG Strix GeForce RTX 3090 24GB GDDR6X OC Edition

Com esta gráfica nova o Ric vai largar balas até Setúbal como nunca!

Um gamer não prescinde de uma placa gráfica de topo! Para o Ric foi instalada uma das melhores placas gráficas da atualidade, a monstruosa Asus ROG Strix GeForce RTX 3090 24GB GDDR6X OC Edition!
 As placas gráficas GeForce RTX Série 30 são alimentadas por Ampere, a arquitetura RTX de 2ª geração da NVIDIA com novos núcleos RT, núcleos Tensor e multiprocessadores de streaming para gráficos Ray Tracing mais realistas e recursos de AI de ponta. Estas gráficas oferecem o melhor desempenho para jogadores e criadores graças a esta arquitetura RTX de 2ª geração, tracking e inteligência artificial, aceleração de inteligência artificial DLSS e DirectX 12 Ultimate.

Memória RAM: Corsair Vengeance RGB Pro 16GB (2x8GB) DDR4-3200MHz CL16 Preta

Como não poderia faltar, temos memória RAM Corsair, muita memória RAM! Optamos por 4 placas de 8GB de memória RAM Corsair Vengeance RGB Pro DDR4 a 3200MHz CL16, com aquele RGB para os efeitos luminosos que tanto gostamos, que darão aquele boost mais que suficiente para as necessidades do Riczão! Sejam jogos, programas de edição de vídeo, ou o que quer que o Ric instale nesta máquina, esta memória RAM trata de tudo sem pestanejar 😁

Motherboard: ATX Asus ROG Strix X570-E Gaming

Para ligar todos os componentes e obter o melhor desempenho possível de cada um deles, a escolha recaiu numa placa-mãe ATX Asus ROG Strix X570-E Gaming, assim conseguimos garantir a base ideal para criar todo este potente sistema. Claro que aqui também contamos com um design espetacular graças ao padrão cibernético futurista e o sistema de iluminação Asus Aura RGB. A Asus já nos habituou desde há muitos anos com os seus componentes, mas esta placa-mãe é surpreendentemente deslumbrante.

Armazenamento: SSD Corsair, SSD Kingston & HDD Seagate

Se há um aspeto do qual um gamer, youtuber e/ou streamer não pode prescindir, é espaço e rapidez de armazenamento. Para o Ric instalar e correr todos os seus jogos com grande desempenho, instalamos dois SSDs, um SSD M.2 2280 Corsair Force MP600 1TB 3D TLC NAND NVMe e um SSD M.2 2280 Kingston A2000 1TB 3D TLC NVMe.
O SSD Corsair tem uma velocidade de leitura e escrita absolutamente impressionante de 4,950 MB/s e 4,250MB/s, respetivamente! De salientar que a Corsair é parceira oficial de laneçamento da 3ª geraçãodos processadores Ryzen da AMD, e no seguimento desta parceria, o MP600 foi projetado para aproveitar ao máximo a velocidade PCIe 4.0 com PCs de base Ryzen.

Acrescentamos também um SSD Kingston que, apesar das velocidades de leitura e escrita inferiores ao SSD Corsair, não deixa de impressionar. Obviamente que aqui trata-se de outro segmento, no entanto, este SSD oferece um nível de desempenho mais que capaz para qualquer máquina exigente.

Como youtuber, o Ric produz gigas infinitos de conteúdo e a melhor opção para salvaguardar toda essa informação é um HDD. Aqui optamos por Seagate com 2TB de 7200RMP, 256MB de cache e ligação SATA III.

Fonte de Alimentação: Corsair RM Series RM850 (2019) 80+ Gold Full Modular

Lição para a vida: nunca poupar na fonte de alimentação!

Este sim, é o componente mais negligenciado em qualquer build! Geralmente deixamos a escolha da fonte de alimentação para último e tentamos poupar uns trocos aqui. Na máquina do Ric não poderia faltar uma potente fonte capaz de garantir uma alimentação suficiente e correta para todos os componentes. Para isso, colocamos uma Corsair RM Series RM850 de 850 watts com certificação 80 PLUS GOLD! Além de garantir90% de eficiência na distribuição de energia, é super silenciosa e totalmente modular, assim permite-nos usar apenas os cabos necessários e evitamos aquele ninho de cabos em excesso na nossa máquina.

Agora que já te demos a conhecer a máquina do Ric ao pormenor, podes ver a montagem deste desktop com o próprio Ric Fazeres, o nosso Tiago e Bruno.

Que achaste da máquina monstro que a PCDIGA montou para o grande Ric? É suficiente para puxar croquetes?

ARTIGOS RECENTES

4 thoughts on “A Máquina do Ric – RTX 3090 & RYZEN 5950X”

    1. Olá Pedro,

      Esta é uma configuração que montamos para o Ric, no entanto, todos os componentes estão disponíveis na PCDIGA (salvo rutura de stock), pelo que poderás simplesmente montar uma máquina igual, ou solicitar no final da compra a montagem executada pelos técnicos da PCDIGA. Caso necessites de ajuda, não hesites em falar connosco!

      Abraço.

  1. olá,
    quero saber preço final de um PC gamer com e sem montagem.
    Vcs parcelam o valor ?
    Se preferirem, me enviem um canal para contato mais breve (a compra é para presentear um miúdo).
    Obg.

    1. Olá,

      Temos PCs Gaming pré-montados disponíveis no site: https://www.pcdiga.com/catalogo-pcdiga/computadores/desktops/pcdiga-gaming. São adicionadas periodicamente novas configurações, no entanto, se preferires, poderás também selecionar os componentes e solicitar, no final da compra, a montagem pelos técnicos da PCDIGA que tem um valor de 36,90€.
      Em relação a parcelar o valor, no site tem também a possibilidade, através do serviço de pagamento ONEY, de dividir o pagamento em 3x ou 4x sem custos.
      Caso necessites de mais esclarecimentos, não hesites em contactar-nos novamente!

      Abraço.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *