Um pouco por todos o país, as bicicletas e trotinetes elétricas são já uma presença comum nas nossas ruas. Neste artigo, partilhamos todas as vantagens, como utilizar, por onde pode andar e as suas limitações.
Ambas são já nossas conhecidas há várias décadas, mas as suas versões elétricas chegaram em massa ao mercado há relativamente pouco tempo. Apreciadas pela sua facilidade de utilização e sentido prático, estas podem facilitar bastante a vida de quem se desloca no centro das cidades (e não só) e têm vindo a conquistar cada vez mais fãs.
Usabilidade
Adequam-se a quase todas as faixas etárias, devido ao manuseamento bastante intuitivo. Por isso, é muito comum vermos famílias a darem os seus passeios de trotinete. Já as bicicletas elétricas, talvez devido ao seu preço mais elevado, são mais comuns numa utilização individual.
Ao contrário dos modelos clássicos e sem motor, as bicicletas e trotinetes elétricas são mais robustas e pesadas devido às necessidades estruturais e componentes que a integram. Podem pesar desde 12 a 15kg, na sua grande maioria, dependendo do modelo e da versão. São, no entanto, de manuseamento bastante simples e requerem pouco esforço. Este é apenas um dos aspetos que estão a fazer destes velocípedes um sucesso.
Vantagens e Desvantagens das Bicicletas e Trotinetes Elétricas
Vantagens:
- Ecológicas: uma vez que funcionam a eletricidade graças às suas baterias, não há emissão de gases ou qualquer combustível utilizado na sua locomoção;
- Económicas: como não utilizam combustíveis, poupam bastante no final do mês;
- Manutenção simples: ao contrário dos motores a combustão, os motores elétricos requerem pouca manutenção;
- Silenciosas: não emitem os ruídos característicos dos motores tradicionais, o que permite fazer as viagens com maior tranquilidade;
- Arrumação: a maioria das bicicletas e trotinetes elétricas é dobrável, ou seja, é possível compacta-las de forma a ocupar menos espaço, o que torna a sua arrumação muito mais prática;
- Liberdade: Basta desdobrares e estás pronto para partir. Não precisas de esperar pelo autocarro nem táxi, não precisas de ficar nas filas de trânsito. Podes até estacionar o carro num ponto mais afastado do teu trabalho, de fácil estacionamento, e fazer o resto do caminho de bicicleta ou trotinete.

Resumidamente, são uma forma prática, rápida, limpa, ágil e económica de te deslocares dentro da cidade. Porém, nem tudo são vantagens.
Desvantagens
- Velocidades limitadas: as bicicletas e trotinetes apresentam velocidades interessantes que variam geralmente entre 20 a 30 km/h. São já velocidades consideráveis, mas bastante reduzidas comparativamente a outros meios.
- Recarregamento da bateria: num motor a combustão, basta atestar o depósito em 5 minutos e estamos prontos para continuar a viagem. Já a trotinete e bicicleta elétrica requerem entre 4 a 8 horas para recarregar a bateria totalmente.
- Limitações legais: com o crescente aumento de interesse por estes velocípedes elétricos surge, consequentemente, cada vez mais a necessidade de criar regras e leis relativamente à sua utilização em locais públicos. Por isso, podem surgir restrições adicionais a qualquer momento.
Ah, e as Baterias?
Para além destas desvantagens, há quem aponte também o tempo de vida da bateria, mas facilmente percebemos que não se trata tanto de uma desvantagem.
Uma bateria de bicicleta e trotinete elétrica difere da de um automóvel, geralmente são de iões de lítio ou polímeros de lítio. Comparativamente, uma bateria de automóvel pode durar de 2 a 5 anos, enquanto uma bateria de bicicleta e trotinete elétrica pode durar de 1 a 3 anos. Este número pode parecer baixo sem efetuarmos grandes cálculos.
Analisando por outros números, uma bateria geralmente tem uma durabilidade até 1000 ciclos. Se considerarmos uma autonomia de 20km por carga, percebemos que uma bateria em 1000 ciclos tem vida para:
- 20000km;
- 2000 dias com 10km por dia ou 1000 dias com 20 km por dia;
- 1000 horas/41 dias de utilização a 20km/h;
- 2000 viagens de 10km por dia ou 1000 viagens de 20km por dia.
Como podemos observar, a bateria terá uma longa durabilidade. Por isso, este não deverá ser considerado um fator negativo, nem uma desvantagem na decisão de comprar.
O Que Diz a Legislação Existente?
A lei portuguesa, em vigor, equipara as trotinetes elétricas às bicicletas elétricas, por isso, ambas têm regras similares.
Assim sendo, as trotinetes elétricas podem circular nas vias rodoviárias e ciclovias e estão proibidas de o fazer nos passeios para peões.
Existe um guia prático, elaborado pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), dedicado às boas práticas de circulação em bicicleta que pode (e deve) ser consultado aqui para que possas usufruir da tua trotinete elétrica respeitando as regras e, acima de tudo, para que te mantenha a ti e aos outros em segurança.
Em relação à obrigatoriedade de uso de capacete, existe alguma confusão. A ANSR anunciou que o seu uso não é obrigatório, mas o Código da Estrada diz que sim.
Em caso de dúvida, opta sempre pela segurança e usa capacete. Prevenção nunca é demais.
Artigo de interesse: Artigo 82º do Código da Estrada.

Qual o futuro das bicicletas e trotinetes elétricas?
As bicicletas e trotinetes elétricas vieram para ficar. Claramente percebemos que as vantagens superam facilmente os aspetos menos positivos.
A previsão aponta para um aumento significativo do número destes velocípedes por todo o mundo nos próximos anos. À medida que os consumidores procuram soluções de transporte mais ecológicas e mais económicas, haverá cada vez mais fabricantes a apostar na produção de trotinetes e bicicletas elétricas, o que resultará em mais oferta e, consequentemente, numa redução generalizada do seu custo.
Deixamos-te com algumas das melhores soluções atualmente disponíveis no mercado. Para quem prefere bicicletas, a escolha recai para a bicicleta Xiaomi Mi Smart Electric Folding Bike, um modelo com um potente motor de 250w, bateria de grande capacidade com autonomia para até 45km, sensor de força da roda traseira, dados e estatísticas de percurso e design leve e dobrável.

Trotinete Eléctrica Xiaomi Mi Electric Scooter Essential

Autonomia: Até 20Km | Velocidade: Até 20km/h | Carregamento: 4 Horas | Bateria: 183Wh | Peso: 12Kg
Trotinete Elétrica Xiaomi Mi Electric Scooter 1S

Trotinete Elétrica Xiaomi Mi Electric Scooter Pro 2

Trotinete Elétrica Xiaomi Mi Electric Scooter Pro 2 Mercedes AMG Petronas F1 Team Edition

7 thoughts on “Bicicletas e Trotinetes Elétricas: Uma Moda Passageira?”
boa noite , venho por este meio , perguntar se podem me trocar os pneus da minha trotinete eletrica .
agradeço a atenção dada , deixo o meu contacto ,
965149866
josé jorge
Olá José,
Caso tenha comprado na PCDIGA, poderemos tratar do processo do envio da trotinete para a marca, tendo em conta que os pneus são componentes de desgaste não cobertos pela garantia. Assim sendo, poderá ser apresentado orçamento para efetuar a troca dos pneus.
Basta aceder à nossa página de contactos e enviar e-mail para a loja mais conveniente para ti.
Abraço.
Procure no OLX há muita ainda parecem algumas pessoas que fazem isso a bom preço 😉
ola boa noite a minha trotinete preciça de manutenção vocês fazem a qualquer marca?
Olá Samuel,
Não disponibilizamos o serviço de manutenção de trotinetes. Caso a tua esteja ainda na garantia, recomendamos a ativação da mesma.
Cumprimentos.
da para por a trotinete a andar mais um bocadinho?
Olá Paulo,
Há trotinetes que efetivamente podem ter o firmware alterado para esse efeito, no entanto, são modificações que não oficiais e podem invalidar a garantia.
Cumprimentos