Preços & Disponibilidade da Série de Placas Gráficas NVIDIA RTX 4000

Nvidia afirma que a RTX 4090 e 4080 oferecem um aumento de desempenho de duas a quatro vezes relativamente à RTX 3090 Ti e 3080 Ti, respetivamente.

A primeira placa gráfica de próxima geração da Nvidia chega no dia 12 de outubro com a RTX 4090, mas vem com um preço pouco simpático de 1599 dólares.

A empresa lançará seguidamente a RTX 4080 em Novembro através de dois modelos: uma versão de 12GB que começará por 899 dólares e um modelo de 16GB que irá por 1199 dólares ou mais.

A Nvidia diz que ambos os produtos irão proporcionar um aumento de desempenho de duas a quatro vezes superior relativamente à RTX 3090 Ti e 3080 Ti, respetivamente. No entanto, a empresa aumentou os preços iniciais para as suas GPUs de próxima geração.

A RTX 4080 custará mais 200 dólares do que o preço inicial original da RTX 3080, que só tinha 10GB de memória de vídeo. Entretanto, a RTX 4090 custará mais 100 dólares do que a RTX 3090.

A empresa melhorou a série RTX 4000 com uma nova arquitetura GPU denominada Ada Lovelace, que utiliza um processo de fabrico de 4-nanómetros, uma melhoria em relação ao processo de 8-nanómetros da série RTX 3000.

O CEO da Nvidia Jensen Huang, ao apresentar a tecnologia no evento de programadores do GTC da empresa, afirmou que “o poder total de processamento de Ada é um salto enorme sobre a geração Ampere e o desempenho manifesta-o”.

Jensen Huang acrescentou ainda que “para jogos rasterizados, Ada é até duas vezes mais rápida e é quatro vezes mais rápida para jogos com ray-tracing. Ada é incrivelmente eficiente, mais do dobro do desempenho da mesma potência em comparação com Ampere e pode realmente puxar por Ada. Fizemos um overclocking do Ada para além dos 3GHz nos nossos laboratórios”.

A mesma tecnologia ostenta núcleos de Ray Tracing melhorados que podem produzir iluminação realista e efeitos de sombra duas a três vezes melhores do que a geração anterior. Além disso, a série RTX 4000 irá apresentar uma nova versão 3.0 de DLSS, que pode aumentar substancialmente ainda mais as taxas de frames (fps) num jogo de PC: “o DLSS 3 gera frames totalmente novos, sem processar o pipeline gráfico, aumentando o desempenho do jogo até quatro vezes em relação à renderização de força bruta”, acrescentou Huang. 

ARTIGOS RECENTES

Sharkoon Lança Caixa Wave RGB

A Sharkoon Technologies, fornecedora internacional de componentes e periféricos para PC de alto desempenho e alta qualidade, está a expandir a sua gama de caixas com o lançamento da Waveda RGB.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *