PCs Gaming da Alienware Banidos nos EUA

PCs gaming da Alienware foram banidos em cinco estados dos EUA por consumirem demasiada energia.

Pode parecer estranho, e é, mas é mesmo verdade. Os Estados da California, Colorado, Oregon, Washington, Haway e Vermon baniram a venda dos computadores gamings mais potentes da Alienware por consumirem demasiada energia.

Notificação sobre a proibição referida na página da Dell

Na página da Dell podemos ver uma notificação com o aviso de que aqueles computadores,  o Alienware Aurora Ryzen Edition R10 e Alienware Aurora Ryzen Edition R12, não podem ser adquiridos nos Estados referidos porque não cumprem com as suas atuais leis de consumo de energia. Estas medidas foram também aplicadas noutros revendedores.

Alienware Aurora Ryzen Edition R10
Alienware Aurora Ryzen Edition R12

Esta nova lei foca-se no consumo energético de um aparelho quando está em modo inativo (idle), hibernação ou em suspensão (sleep mode) sendo atribuída uma pontuação digital que define se o computador é ou não uma máquina topo de gama e altamente consumidora de energia. A lei visa reduzir o consumo energético proveniente de vários dispositivos eletrónicos nos quais se incluem, claro, os PCs.

Os residentes daqueles Estados não podem agora adquirir máquinas com uma pontuação maior que 690. No entanto, podem comprar os componentes separadamente e montar a mesma máquina, o que acaba por ser uma forma de contornar esta lei.

Esta lei, pelo menos aplicada a esta situação em particular, deixa muitas dúvidas sobre a sua aplicabilidade. O PC Aurora R12, por exemplo, vem com uma fonte de alimentação de 1000W, mas esse valor de consumo energético será atingido apenas em momentos de exigência extrema das suas capacidades.

Com o aumento da consciencialização global sobre o consumo energético, esta poderá ser uma lei, entre outras medidas, a replicar-se por outros Estados e, quem sabe, até por outros países. 

Já imaginaram se uma lei deste género é aplicada em Portugal?

ARTIGOS RECENTES

Contas Microsoft Dispensam Passwords

Em alternativa, é possível agora utilizar a app Microsoft Authenticator, Windows Hello, chave de segurança ou código de verificação.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *