Comissão Europeia Quer Carregamento Por USB-C em Todos os Dispositivos

A CE propõe a uniformização do cabo de carregamento dos dispositivos eletrónicos para USB-C, incluindo iPhones.

A Comissão Europeia veio hoje dar um abanão à Apple com a sua proposta de tornar a ligação USB-C obrigatória em todos os dispositivos.

A proposta apresentada hoje pela CE irá atualizar a diretiva RED (Radio Equipment Directive) com o objetivo de tornar homogénea a tecnologia das portas de carregamento e carregamento rápido. Isto significa que a norma USB-C tornar-se-á numa porta obrigatória em todos os dispositivos comercializados na União Europeia, tais como smartphones, tablets, câmaras, auscultadores, entre muitos outros.

A maioria dos fabricantes de dispositivos Android já utiliza a norma USB-C ou planeia a curto prazo atualizar as portas Micro USB já praticamente ultrapassadas. Já a Apple, por sua vez, teria que alterar todas as portas Lightning nos seus dispositivos. Nesta fase parece inviável que a Apple proceda a tal operação.

De qualquer das formas, a revisão da RED terá que ser adotada numa primeira instância pelo Parlamento e Conselho Europeus. Após a sua aprovação, há ainda um período transitório de 24 meses para permitir que toda a indústria tome as providências necessárias para cumprir com a nova norma. 

Há uma forma de a Apple conseguir escapar a esta imposição. A inclusão de uma porta USB-C é obrigatória apenas se o dispositivo recarregar através de um cabo, ou seja, se um dispositivo recarregar apenas através de tecnologia sem fios, não necessitaria de possuir uma porta USB-C, pois não estaria a entrar em incumprimento com a nova regra.

Assim, mesmo que a nova regra avance, a Apple tem pelo menos 2 anos para adotar a norma USB-C em todos os seus dispositivos, ou então, para remover a porta Lightning e tornar os seus equipamentos recarregáveis por tecnologia sem fios. De acordo com rumores sobre as próximas inovações da Apple, é mais provável que vejamos as portas Lightning desaparecer e a tecnologia de carregamentos sem fios tornar-se comum em todos os dispositivos da marca.

A CE propõe ainda outra alteração que consiste em remover os carregadores de novos dispositivos, ou seja, o utilizador apenas terá que comprar o carregador caso não possua.

ARTIGOS RECENTES

AVISO: o Site pcdiga.vip É uma Burla e Não Tem Qualquer Ligação à PCDIGA⚠️

Nos últimos dias, várias pessoas têm-nos contactado depois de caírem num esquema que se faz passar pela PCDIGA em anúncios patrocinados no Facebook e noutras redes sociais. Este artigo existe para esclarecer a situação de forma direta: o site pcdiga.vip não é propriedade da PCDIGA, não tem qualquer relação comercial ou institucional com a empresa, e qualquer compra feita nesse domínio não passa pelos nossos sistemas.

Corsair Frame 5000D Wood RS: Quando a Caixa de PC Se Transforma em Peça de Design

Durante muito tempo, a estética das caixas de PC ficou reduzida a duas opções: painéis de vidro cheios de RGB ou chapas de aço lisas e discretas. As caixas Corsair Frame 5000D Wood RS propõem um caminho diferente, com um painel frontal em madeira maciça que transforma a torre num objeto de decoração tanto quanto num componente técnico.

Nothing Ear (3a): Novos Earbuds com Audio Snapshot e ANC Reforçado

A Nothing continua a apostar forte no segmento dos auriculares sem fios acessíveis, e os Ear (a) foram, até agora, o modelo mais vendido da marca nesta categoria. Chega agora o sucessor, os Nothing Ear (3a), com um conjunto de melhorias que reforça a proposta de valor que tornou a linha (a) tão popular.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *