Como Escolher Uma Impressora?

Já lá vai o tempo que para imprimir algo era necessário ir a um centro de cópias, hoje em dia uma impressora é um bem essencial em qualquer casa ou escritório. Escolher uma impressora não é uma tarefa fácil e, por isso, preparamos este artigo com toda a informação necessária para ficares a conhecer todos os tipos e funcionalidades, mediante as tuas necessidades de impressão. A tecnologia está sempre a inovar e cada vez é mais barato e ecológico imprimir documentos ou até mesmo fotografias.

Tipos de Impressoras

O mundo das impressoras é bastante vasto, nele estão incluídas as impressoras a laser e jato de tinta, bem como as coloridas e apenas com tinta preta. Também o dispositivo pode permitir apenas a impressão e as multifuncionais. Neste artigo vamos mostrar algumas opções de impressoras disponíveis para comprares na tua loja PCDIGA

Há dois principais tipos de impressora: impressoras a jato de tinta e impressoras a laser. Vamos explicar detalhadamente como funciona cada uma delas para verificares qual a melhor escolha para as tuas necessidades.

Impressora a Jato de Tinta

As impressoras a jato de tinta basicamente  borrifam pequenas gotas de tinta líquida numa página. A maioria dos sistemas de consumo usa cartuchos de tinta separados, cada um equipado com uma cabeça de impressão que separa a tinta em gotículas quase microscópicas.  As cores são criadas combinando as tintas de cores diferentes.

O número de cartuchos de tinta que uma impressora jato de tinta colorida usa varia. As impressoras mais baratas geralmente usam apenas dois cartuchos – um com tinta preta e outro com tinta ciano, magenta e amarela. Já as de preço baixo a médio oferecem quatro cartuchos separados – ciano, magenta, amarelo e preto. 

Este tipo de impressora, apesar de ser um investimento baixo inicial aparente, a verdade é que se acaba por gastar bastante dinheiro nos tinteiros, a longo prazo. Por vezes, o conjunto de tinteiros pode custar o mesmo valor que a impressora. E como a maioria dos injetores de tinta coloridos não funcionará se algum dos cartuchos estiver sem tinta (por exemplo, não é possível imprimir a preto se o cartucho ciano acabar), é necessário substituir todos os cartuchos gastos. 

Existem algumas impressoras a jato de tinta que possuem tanques recarregáveis EcoTank, estes com um custo por página menor do que os cartuchos de tinta tradicionais. São vendidos apenas por alguns fabricantes, como Brother, Canon e Epson, e podem ser uma boa opção se pretendes imprimir muito a cores.

Impressora a Laser

Estes dispositivos usam lasers para criar eletricidade estática num cilindro que rola dentro da impressora. A eletricidade estática atrai o toner (tinta em forma de pó), que se derrete no papel.

Embora os cartuchos de toner inicialmente custem mais do que os cartuchos de tinta, também duram muito mais do que a tinta líquida. Desta forma, o custo por página é menor. As impressoras a laser também tendem a custar inicialmente mais do que as impressoras a jato de tinta, contudo, podem economizar dinheiro a longo prazo.

As impressoras a laser têm outras vantagens em relação às impressoras a jato de tinta – caso não precises de imprimir muito a cores. São mais rápidas do que os jatos de tinta, e a qualidade de impressão do texto é mais precisa (embora os jatos de tinta atuais sejam também precisos o suficiente para se adequar à maioria dos documentos).

As impressoras a laser coloridas também estão disponíveis, no entanto, são mais caras e só as profissionais garantem uma qualidade semelhante às de jato de tinta colorido com preço equivalente.

Como Escolher a Melhor Impressora?

Acabaste um trabalho no word ou simplesmente queres imprimir um documento? É aí que a impressora entra em ação e faz o seu serviço. Escolher um equipamento deste tipo não é tarefa fácil e há uma grande variedade disponível no mercado, todas com especificações e funções diferentes. Vamos dar algumas dicas para ajudar a escolher a melhor, ajustada às tuas necessidades.

  •  Número de documentos que irás imprimir – se queres imprimir em grandes quantidades o ideal é uma impressora a laser. Também as impressoras com EcoTank são uma boa opção.
  • Espaço para guardar a impressora – dependendo do espaço que tens disponível para pousar a tua impressora, assim será as dimensões da mesma. Uma impressora multifunções (scanner + impressora) naturalmente ocupará mais espaço, caso não necessites de scanner, podes comprar uma impresssora que apenas imprime.
  • Budget disponível – Antes de comprares uma impressora tens que ter em conta o dinheiro que desejas investir neste equipamento. Lembra-te que, além do investimento inicial, é sempre necessário comprar posteriormente os tinteiros/ toners/ recargas de tinteiros. Além disto, terás ainda que comprar folhas brancas lisas A4, não te podes esquecer deste detalhe tão importante!
  • Desejas imprimir apenas fotografias? – Nesse caso, recomendamos comprares uma impressora própria para esse fim. 

Concluíndo

Se ainda tens dúvidas sobre qual a impressora mais apropriada para as tuas necessidades, indica-nos o número de impressões que necessitas por mês e assim podemos recomendar a mais apropriada face às tuas necessidades. Visita o nosso site na categoria de Periféricos > Impressão e Consumíveis e consulta os vários modelos e marcas de impressoras que temos disponíveis de momento para compra. Recordamos que este é um investimento essencial, pois além de ser bastante prático, evita saídas desnecessárias para impressão de documentos.

ARTIGOS RECENTES

Microsoft Go 3 LTE Poderá Ser Anunciado Em Breve

O surgimento de imagens do novo Surface Go 3 na cor preto mate pode indicar o lançamento do dispositivo na versão LTE para breve.
ATUALIZAÇÃO: dispositivo foi lançado hoje, 11 de janeiro.

E3 2022 Será Evento Online Novamente

A ESA, Entertainment Software Association, aponta preocupações sobre COVID-19 e o seu potencial  impacto na segurança dos expositores e participantes.

2 thoughts on “Como Escolher Uma Impressora?”

  1. Bom-dia,
    Preciso de uma impressora com as seguintes características:
    – Impressão, digitalização e cópia
    – Impressões mensais: cerca de 30
    – Duas vezes por ano: 1000 impressões seguidas
    – Impressão a cores: não é imprescindível

    Agradeço a V sugestão (se possível marca e modelo) de qual impressora(s) pode satisfazer estes requisitos.
    Obrigado,
    Carlos Machado

    1. Bom dia,

      Considerando que deverá fazer cerca de 2500 impressões por ano e que pode prescindir da impressão a cores, a melhor opção poderá ser uma impressora monocromática laser.
      Os valores entre uma impressora multifunções a jato de tinta a cores e uma multifunções monocromática a laser são similares entre vários modelos, no entanto, os tinteiros da primeira, o preto nomeadamente, poderão atingir, no melhor dos casos, as 1000 impressões ou menos e um toner para o modelo laser consegue 2000 ou mais impressões.
      Um tinteiro pode custar cerca de 30/35 euros, um toner cerca de 50.

      Com base na relação entre custo e benefício, a impressora laser poderá ser a solução mais indicada para si.

      Pode consultar aqui modelos a laser e aqui modelos a jato de tinta.

      Cumprimentos

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *