Power Banks: Como Escolher a Melhor?

Apesar de a capacidade das baterias dos nossos dispositivos terem vindo a aumentar significativamente, as power banks continuam a ser um acessório indispensável.

Todos já estivemos numa situação em que uma carga extra daria muito jeito para manter ativos os nossos dispositivos eletrónicos. Existem milhares de modelos de power banks disponíveis no mercado e é importante saber escolher o melhor para as nossas necessidades.

Como Escolher a Melhor Power Bank?

Neste artigo, vamos abordar os aspetos mais importantes a considerar quando compramos uma power bank. Inicialmente podem todas parecer muito similares, mas, na verdade, há características que fazem toda a diferença.

  1. Capacidade

A capacidade de uma bateria é medida em mAh e é a especificação mais importante a ter em conta. Este atributo descreve a carga total que as power banks conseguem manter. Quando procuramos por modelos de power banks, é praticamente transversal por todo o mercado vermos a sua capacidade na sua nomenclatura, como por exemplo: Powerbank Xiaomi Redmi 2 20000mAh, Powerbank GO! P20PD 20000mAh, Powerbank Xiaomi Redmi 10000mAh, etc.

Dependendo dos dispositivos que pretendemos recarregar, podemos precisar de mais ou menos capacidade. Para a maior parte dos smartphones, 10000mAh poderá ser suficiente e deverá fornecer carga para duas, três, ou até mesmo quatro recargas. Tudo depende da bateria do nosso dispositivo.

Capacidade de Carga

Para percebermos rapidamente a capacidade do modelo de power banks mais adequado para o nosso smartphone, basta ver a capacidade da bateria. Por exemplo, um Samsung Galaxy S21 Ultra 5G tem uma bateria de 5000mAh, com uma power bank de 10000mAh obtemos capacidade suficiente para recarregar este smartphone duas vezes. As power banks de 20000mAh permitem recarregar até quatro vezes, pelo menos.

  1. Portas Disponíveis

Esta característica é realmente importante, porque vai afetar a versatilidade e conveniência de utilização da power banks. Uma porta pode ser suficiente para muitos utilizadores, uma vez que apenas utilizam este aparelho para recarregar um único dispositivo, nomeadamente o smartphone.  

Para quem pretender levar a power bank numa viagem com amigos ou família, rapidamente temos necessidade de mais que uma porta para que mais pessoas possam recarregar os seus dispositivos em simultâneo. O ideal será optar por um modelo que tenha, pelo menos, duas portas e com suporte de carregamento duplo.

  1. Tamanho & Peso

A regra diz que quanto maior a capacidade de carga das power banks, maior o seu tamanho e peso. Ninguém quer transportar um peso extra no bolso ou na mochila. Por isso, o ideal será algo com menos de 400g e com um tamanho que caiba na palma da nossa mão. Felizmente, nos dias de hoje, a maior parte das power banks são de tamanho bastante compacto e de peso relativamente reduzido.

O Tamanho e Peso Podem Condicionar Uma Utilização Prática
  1. Velocidade de Carregamento

Este é um dos aspetos mais importantes nas power banks. A velocidade de carregamento determina a rapidez com que o equipamento recarrega tanto a sua própria bateria como a dos nossos dispositivos. Aqui, devemos verificar se o modelo em questão suporta carregamento rápido. 

Esta característica poderá ter nomes diferentes dependendo da marca. A Anker atribui o nome de PowerIQ e VoltageBoost a este atributo. Já a Tp-Link designa como Turbo Recharge. O ideal será procurar power banks com tecnologia Quick Charge 3.0 que é a tecnologia que permite que altos níveis de corrente fluam para a bateria, na tentativa de maximizar a sua eficiência de carregamento.

  1. Cabos Incluídos

Menos importante, mas também relevante, diz respeito ao número e ao tipo de cabos incluídos. Poucas power banks incluem cabos, geralmente temos que recorrer aos cabos dos nossos dispositivos. Portanto, poderá ser sensato adquirir um cabo extra.
Caso pretendas uma solução alternativa, podes sempre considerar as power banks com carregamento sem fios, como é o caso da Powerbank Anker PowerCore III Wireless 10K. Os preços são mais elevados, mas elimina a inconveniência dos cabos.

Power bank Anker PowerCore III Wireless 10K
  1. Luzes LED

As luzes LED são excelente e práticos indicadores que nos dizem a carga que as power banks têm. Muitas apresentam quatro luzes LED que nos permite verificar rapidamente se o equipamento está a 100%, 75%, 50% ou 25% da sua bateria.

Luzes LED Indicadores de Carga

Conclusão

Algumas especificações podem ser mais importantes para alguns utilizadores, tudo depende das necessidades de cada um.  Atualmente, existem diversos modelos disponíveis, o que pode criar incerteza no momento de escolher, mas com estas dicas esperamos tornar essa tarefa mais simples e conveniente.

ARTIGOS RECENTES

Contas Microsoft Dispensam Passwords

Em alternativa, é possível agora utilizar a app Microsoft Authenticator, Windows Hello, chave de segurança ou código de verificação.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *