PS5: Sony Vai Remover Algumas Funcionalidades

A Sony está a desativar a funcionalidade “Accolades” da PlayStation 5, presente desde o lançamento do sistema, porque aparentemente ninguém a utiliza. Os Accolades são uma forma de recompensar anonimamente outros jogadores online por serem “amigáveis”, “úteis”, ou “acolhedores”, qualidades que depois aparecem nos seus respetivos perfis.

Numa página de apoio PlayStation, a Sony diz que os Accolades irão desaparecer este outono, e a sua mensagem é de facto um pouco triste. “A característica não viu o nível de utilização que antecipámos, por isso estamos a reorientar os nossos esforços”, diz a Sony. “Encorajamos a comunidade a continuar a enviar mensagens positivas umas às outras”.

A Sony provavelmente lançou isto como uma forma de encorajar a comunidade de jogos online a ser um pouco menos tóxica, mas os jogadores não estavam muito interessados em utilizar este sistema para dar elogios a outros. Além disso, os Accolades não estão disponíveis para todos os títulos e são muito menos relevantes em jogos multijogadores de plataforma cruzada, embora alguns jogos como o Overwatch e (no PC) League of Legends tenham características incorporadas semelhantes com Endorsements e Honor. Após a introdução de endorsements, os criadores da Blizzard relataram numa apresentação da GDC de 2019 que viram uma redução de 40% nos jogos contendo “comportamentos disruptivos”.

Também não ajuda o facto de a Sony não tornar os Accolades fáceis de encontrar (este vídeo YouTube mostra como funcionam em Call of Duty: Black Ops Cold War), e muitos jogadores simplesmente não sabem como usá-lo.

Com o lançamento da PS5, a Sony introduziu uma série de novas funcionalidades e reformulou a interface do sistema a partir da interface da IU Ribbon na PS4. Algumas coisas inevitavelmente não despertariam interesse suficiente, mas para mim, parece-me que em breve será mais ou menos preciso fazer um axadrezamento, especialmente porque as consolas PS5 só agora estão a tornar-se mais fáceis de adquirir.

Embora se esteja a livrar das Accolades, a Sony continua a acrescentar mais actualizações a outras áreas da PS5. Após a revisão das suas opções de subscrição em Março, a PlayStation lançou um novo programa de fidelização, PlayStation Stars, no início deste mês, que os jogadores podem utilizar para ganhar pontos que depois podem colocar em novos jogos.

ARTIGOS RECENTES

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *