A Nova Série Ryzen 5000G da AMD Terá GPU Integrado

Os novos processadores Ryzen série 5000 G da AMD terão GPU integrado, no entanto, a AMD planeia disponibilizá-los primeiro em máquinas pré-montadas e só no final de 2021 para compra individual.
São boas notícias para quem pretendia processadores AMD Ryzen 5000 com placa gráfica integrada. A AMD anunciou hoje a série de processadores de desktop, Ryzen 5000G com GPU Radeon integrado.
Estes processadores chegam numa altura de grande escassez de placas gráficas no mercado, por isso, o momento deste anúncio não poderia ser melhor. De acordo com a AMD, esta série de processadores é capaz de correr jogos a 1080p, podemos também editar fotos e vídeos, e fazer streaming de conteúdo 4k em HDR. Graças ao GPU integrado já não precisamos de despender de um valor significativo extra para comprar uma placa gráfica dedicada, cujos preços dispararam ao longo dos últimos meses.
Infelizmente, para já, esta série de processadores chegará apenas em computadores pré-montados que serão lançados em maio. Os PC builders terão que esperar até ao final do ano para a AMD disponibilizar estes processadores separadamente.
Os Rayzen 5000G chegarão em 6 modelos diferentes, todos com a mesma arquitetura Zen 3 de 7 nm. Estes processadores terão 4 ou 8 núcleos e, infelizmente, não há opções de 12 nem de 16 núcleos.
O mais potente destes processadores é o Ryzen 7 5700G e que é ligeiramente menos potente que o Ryzen7 5800X. Vem com os mesmos 8 núcleos, 16 threads , mas a velocidade máxima de relógio decresce ligeiramente de 4.7 GHz para 4.6 GHz, enquanto a cache L3 também diminuiu de 32 MB para 16 MB.
Há ainda outro downgrade na série 5000G a considerar que é o facto de utilizarem PCIe 3.0 em vez da interface mais rápida PCIe 4.0. Cada processador terá também uma variante menos potente GE, que terá basicamente metade do desempenho TPD e velocidades de relógio mais baixas. Todos os processadores suportam a socket AM4, por isso, deverão ser compatíveis com as motherboards X570 e B550.
A grande questão que se coloca é relativa às capacidades de desempenho da Radeon integrada, uma vez que as especificações disponibilizadas revelam apenas que o GPU varia entre 6 a 8 núcleos com velocidades de relógio entre os 1700 e os 2000 MHz. De qualquer das formas, é com bastante entusiasmo que recebemos esta notícia, principalmente, e como já referimos, considerando a situação atual no mercado das placas gráficas que, para além da enorme escassez de stock, os preços atingiram também valores extremamente elevados, por isso, qualquer alternativa é sempre muito bem vinda.

ARTIGOS RECENTES

OnePlus Nord 2 em Junho?

O sucessor de um dos smartphones mais procurados e bem sucedidos dos últimos meses poderá ser lançado muito em breve.

Como Escolher Um Microondas?

O microondas veio facilitar e poupar tempo que despendemos na cozinha. Descobre como escolher o modelo mais adequado às tuas necessidades.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *