DDR5 Não Partilha Slots de DDR4

A chegada das memórias RAM DDR5 está próxima, mas para quem ainda não sabe e está contar adquirir novas memórias para atualizar de DDR4 para DDR5, as slots de umas não são compatíveis com as outras.

O layout dos pinos da DDR5 é ligeiramente diferente do layout das DDR4, embora, à primeira vista, possam parecer iguais. Num olhar mais atento, podemos ver que o intervalo entre pinos é diferente. Por este motivo, não é possível encaixar um módulo de DDR5 num módulo de DDR4, e vice-versa.

A entidade responsável pela definição dos padrões para a indústria eletrónica e por trás da especificação da RAM DDR5, JEDEC, anunciou no ano passado que o layout dos pinos seria um pouco diferente na nova memória. Agora que existem módulos DDR5 de algumas marcas, como a Kingston podemos, efetivamente, confirmar este facto.

A fabricante de memórias ADATA também publicou, esta semana, uma foto para salientar a ligeira diferença no layout dos pinos. “Os módulos DDR5 U-DIMM têm as mesmas dimensões e contagem de pinos que os módulos DDR4, mas a diferença e prova infalível mais óbvia é a posição do intervalo entre os pinos”.

Esta situação acaba por não surpreender, dado que ao longo dos anos, a indústria de PCs tem alterado a posição do intervalo entre os pinos continuamente. Fica pendente a dúvida sobre se os fabricantes de motherboards irão criar modelos que suportem simultaneamente ambas as memórias, DDR4 e DDR5.  É pouco provável, considerando também o histórico sempre que entram novas memórias no mercado. Infelizmente, para nós consumidores, isto obrigará a proceder a uma maior atualização do nosso sistema, pelo menos maior do que inicialmente necessitaríamos ou desejássemos. Em breve serão lançados os processadores Alder Lake da Intel e, posteriormente, os Zen 4 da AMD, que serão os primeiros processadores a suportar DDR5 e, quem quiser atualizar o processador e memórias, já sabe que a motherboard terá que ser trocada também.

Portanto, é praticamente certo que os fabricantes de motherboards irão lançar modelos com suporte para apenas um tipo de RAM, tanto para pouparem nos custos de produção, espaço e, claro, para impulsionar o mercado. Uma notícia recente, ainda que não oficial, da Asus sinaliza que as motherboards da empresa para Alder Lake serão claramente marcadas para suportar DDR5 ou DDR4. Para quem está a planear adquirir os processadores de próxima geração da Intel, provavelmente terá que optar por um tipo de RAM em relação à outra. A má notícia é que a RAM DDR5 pode custar significativamente mais do que a DDR4.

ARTIGOS RECENTES

Black Friday PCDIGA 2021

Havia um preço que te separava…até hoje! Os maiores descontos desta Black Friday estão na tua PCDIGA, não percas tempo!

2 thoughts on “DDR5 Não Partilha Slots de DDR4”

    1. Olá André,

      Apesar de não termos data concreta, é certo que, assim que as marcas começaram a lançar modelos de DDR5 para o mercado, a PCDIGA tenha disponibilidade pouco tempo após.

      Abraço.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *