Canon Processada Por Desativar Digitalizador nas Impressoras All-in-One Quando Tinteiros Acabam

A Canon está ser alvo de um processo judicial que pode alterar a sua política de desativação do digitalizador nas impressoras all-in-one quando os tinteiros acabam.

Os fabricantes de impressoras obtêm a maior parte dos seus rendimentos com a comercialização dos seus consumíveis. Ao longo dos anos assistimos a várias estratégias para aumentarem este rendimento que nunca agradaram aos consumidores, mas, como todas as marcas têm adotado as mesmas estratégias, não há alternativas. Uma das estratégias é não permitir a impressão a preto se algum dos tinteiros de cor estiver vazio. A Canon parece que encontrou outra forma de forçar os consumidores a adquirirem tinteiros, mas desta vez os consumidores não ficaram calados.

Segundo a HotHardware, a Canon USA está a ser processada por David Leacraft no Tribunal Distrital dos Estados Unidos para o Distrito Leste de Nova York. Leacraft apresentou uma queixa de ação coletiva apontada à divulgação das funções imprimir, copiar, digitalizar e fax das impressoras multifunções da Canon. O problema é o facto de que quando um tinteiro esgota, a Canon desativa a funcionalidade de digitalização e fax.

Quando este assunto foi abordado no fórum de suporte da Canon, a empresa respondeu que as funcionalidades são desativadas para proteger a impressora. Em 2016 a Canon respondeu a um cliente no fórum: “se estiver a receber um erro de”Ink Out”, você não poderá usar a unidade até que o tinteiro seja substituído. Estas precauções existem para evitar que ocorram danos na impressora se a impressão sem tinta for tentada. A impressora usa a tinta para arrefecer a cabeça de impressão durante o processo de impressão. Se não houver tinta, a cabeça de impressão pode ser danificada ou a unidade pode vir a precisar de manutenção”.

A digitalização não requer impressão, portanto, esta resposta não explica nem justifica a razão pela qual esta função é desativada. Leacraft argumenta na sua queixa que o que a Canon está a fazer é um “problema de design”. Na queixa podemos ler: “a Canon não representa ou avisa os consumidores de que a tinta é um componente necessário para digitalizar ou enviar documentos por fax. Como resultado, os consumidores são forçados a incorrer em encargos e despesas inesperados e desnecessários na forma de compra de tinteiros ou, alternativamente, não podem digitalizar ou enviar documentos por fax usando o chamado dispositivo multifuncional.”

Leacraft exige um julgamento com júri e procura uma indemnização monetária, medida cautelar e que a Canon “cesse imediatamente a campanha de publicidade e marketing enganosa e que corra uma campanha corretiva para informar os consumidores sobre o uso de publicidade enganosa”.

A questão que este processo lança é, será que alguém compraria uma impressora multifunções se soubessem antecipadamente que seria necessário ter todos os tinteiros com tinta para conseguirem utilizar a função de digitalização e fax. É muito provável que a resposta seja não.

ARTIGOS RECENTES

Black Friday PCDIGA 2021

Havia um preço que te separava…até hoje! Os maiores descontos desta Black Friday estão na tua PCDIGA, não percas tempo!

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *