Valve Divulga Sistema de Avaliação de Jogos Que Informa Quais São Compatíveis Com a Steam Deck

O sistema de avaliação de jogos “Deck Verified” permite aos jogadores saber quais os jogos que correm na Steam Deck.

Com o objetivo de ajudar os jogadores a perceber quais os jogos que podem jogar na Steam Deck, a Valve anunciou hoje que está a desenvolver um sistema de avaliação com o nome “Deck Verified” que irá sinalizar quais os jogos que são compatíveis e não compatíveis com a sua consola portátil: “começamos já a analisar títulos e continuaremos a verificar os jogos durante e após o lançamento”, escreveu a empresa numa página recém-lançada para o sistema Deck Verified. Além disso, a Valve planeia analisar todo o catálogo continuamente.

O sistema é bastante simples: em toda a loja Steam, a Valve atribuirá uma classificação Steam Deck: um símbolo verde de marca de verificação indica que um jogo foi totalmente verificado para funcionar corretamente no dispositivo.

Para se qualificar para uma marca verde de verificação totalmente aprovada, um jogo deve ser compatível com a resolução padrão da Steam Deck de 1280×720 ou 1280×800, mostrar um texto legível no jogo e oferecer suporte total para os controladores. O título também nunca deve exibir um aviso de incompatibilidade de software quando for executado numa Steam Deck.

Um símbolo amarelo significa que o jogo pode ser jogado, “mas requer etapas extras ou trabalho manual do utilizador”. Por exemplo, podes precisar de abrir o teclado no ecrã para inserir o nome da tua personagem, ajustar as configurações gráficas manualmente ou usar o ecrã de toque para navegar num launcher”, explica a Valve num vídeo.

Jogos atribuídos com um símbolo de “proíbido” não são compatíveis e não podem ser executados na Steam Deck. Pode incluir jogos que exigem um headset VR, ou títulos que entrem em conflito com o Proton, o software da Valve para rodar jogos do Windows sobre o sistema operativo baseado em Linux na Steam Deck.

O último símbolo é um ponto de interrogação para jogos que a equipa de avaliação da Valve ainda não verificou: “esta é uma avaliação contínua de todo o catálogo e a classificação de um jogo pode mudar com o tempo. Os títulos serão reavaliados novamente conforme o desenvolvedor disponibiliza atualizações ou o software do Deck melhora”.

Uma porta-voz da Valve acrescentou: “a empresa planeia usar as classificações na Steam Store para a Steam Deck: “as classificações serão mostradas automaticamente na loja Steam no PC se possuirem uma Steam Deck. Se não tiverem uma, podem vê-las filtrando a pesquisa na loja com base no status de verificação da Deck e ver as classificações dessa forma”.

Não foi anunciada a data de disponibilização deste sistema de classificação, no entanto, a Valve referiu que “a equipa está atualmente a trabalhar numa forma de os utilizadores verificarem a categoria de compatibilidade de cada um dos jogos na sua própria biblioteca antes do lançamento”.

ARTIGOS RECENTES

Black Friday PCDIGA 2021

Havia um preço que te separava…até hoje! Os maiores descontos desta Black Friday estão na tua PCDIGA, não percas tempo!

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *