Acer Lança Portátil com Ecrã Holográfico

O portátil utiliza um ecrã estereoscópico 3D e câmaras com rastreamento ocular para criação de efeito holográfico.

A tecnologia 3D esteve em alta na década passada, principalmente no segmento das televisões. Apesar da grande aposta das principais marcas, como a Sony, LG e Samsung, entre outras, o conceito nunca conseguiu afirmar-se no mercado. Talvez se deva ao facto de os seus preços estarem bastante acima da média e pelo desconforto da necessidade da utilização de óculos específicos. Além disso, o conteúdo 3D também é escasso.

Outro conceito que o mundo aguarda há longos anos, é o efeito holográfico, que, para já, existe ainda somente numa forma bastante aquém daquilo que os consumidores desejam. Todos queremos hologramas tal como vemos nos filmes, imagens vivas suspensas no ar.

O novo portátil da Acer, com o nome ConceptD 7 SpatialLab Edition, procura trazer o efeito 3D holográfico para os computadores, no entanto, o seu preço poderá desmotivar a sua aquisição por grande parte dos utilizadores. O preço definido é de 3599€ e será lançado, em primeira instância, na Europa, Médio Oriente e África. Deverá chegar aos EUA durante o próximo ano.

O portátil destaca-se, então, pela apresentação de um ecrã estereoscópico 3D e câmaras de rastreamento ocular para ajudar a criar a ilusão de objetos em 3 dimensões no ecrã. Para criar este efeito, o portátil conta com 3D lenticular. As suas câmaras com 2 lentes podem rastrear o movimento da nossa cabeça e olhos enquanto nos movemos em frente ao portátil. O sistema utiliza esta informação e utiliza o ecrã estereoscópico 3D para gerar diferentes ângulos da imagem para cada olho sem necessidade de óculos 3D.

Segundo a Acer, o efeito faz com que as imagens aparentem flutuar em frente ao ecrã do portátil: “as tecnologias de renderização em tempo real permitem que este processo aconteça imediatamente – se um utilizador rodar a cabeça, a imagem 3D estereoscópica será ajustada como se o utilizador estivesse a olhar em torno do objeto”.

A Acer espera que esta tecnologia apele a um público mais específico, como artistas e engenheiros, que gostaria de ver as suas criações digitais renderizadas em 3D. O ecrã pode ser também utilizado como um ecrã 2D normal, portanto, possui ambas as capacidades.

O portátil apresenta um ecrã IPS 4K de 15.6″, processador Intel Core i7 série H, gráfica Nvidia RTX 3080 e até 64GB de RAM. 

ARTIGOS RECENTES

Black Friday PCDIGA 2021

Havia um preço que te separava…até hoje! Os maiores descontos desta Black Friday estão na tua PCDIGA, não percas tempo!

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *