O portátil utiliza um ecrã estereoscópico 3D e câmaras com rastreamento ocular para criação de efeito holográfico.
A tecnologia 3D esteve em alta na década passada, principalmente no segmento das televisões. Apesar da grande aposta das principais marcas, como a Sony, LG e Samsung, entre outras, o conceito nunca conseguiu afirmar-se no mercado. Talvez se deva ao facto de os seus preços estarem bastante acima da média e pelo desconforto da necessidade da utilização de óculos específicos. Além disso, o conteúdo 3D também é escasso.
Outro conceito que o mundo aguarda há longos anos, é o efeito holográfico, que, para já, existe ainda somente numa forma bastante aquém daquilo que os consumidores desejam. Todos queremos hologramas tal como vemos nos filmes, imagens vivas suspensas no ar.
O novo portátil da Acer, com o nome ConceptD 7 SpatialLab Edition, procura trazer o efeito 3D holográfico para os computadores, no entanto, o seu preço poderá desmotivar a sua aquisição por grande parte dos utilizadores. O preço definido é de 3599€ e será lançado, em primeira instância, na Europa, Médio Oriente e África. Deverá chegar aos EUA durante o próximo ano.
O portátil destaca-se, então, pela apresentação de um ecrã estereoscópico 3D e câmaras de rastreamento ocular para ajudar a criar a ilusão de objetos em 3 dimensões no ecrã. Para criar este efeito, o portátil conta com 3D lenticular. As suas câmaras com 2 lentes podem rastrear o movimento da nossa cabeça e olhos enquanto nos movemos em frente ao portátil. O sistema utiliza esta informação e utiliza o ecrã estereoscópico 3D para gerar diferentes ângulos da imagem para cada olho sem necessidade de óculos 3D.
Segundo a Acer, o efeito faz com que as imagens aparentem flutuar em frente ao ecrã do portátil: “as tecnologias de renderização em tempo real permitem que este processo aconteça imediatamente – se um utilizador rodar a cabeça, a imagem 3D estereoscópica será ajustada como se o utilizador estivesse a olhar em torno do objeto”.
A Acer espera que esta tecnologia apele a um público mais específico, como artistas e engenheiros, que gostaria de ver as suas criações digitais renderizadas em 3D. O ecrã pode ser também utilizado como um ecrã 2D normal, portanto, possui ambas as capacidades.
O portátil apresenta um ecrã IPS 4K de 15.6″, processador Intel Core i7 série H, gráfica Nvidia RTX 3080 e até 64GB de RAM.








