DDR5 Poderá Custar 60% Mais Que DDR4

As notícias não são as melhores para quem pretende atualizar a sua memória RAM para DDR5.

Os componentes adicionados utilizados nas DDR5 inflacionam o seu preço, claro que, eventualmente irão baixar e estabilizar.

A Intel prepara-se para lançar os seus processadores Alder Lake de 12ª geração até ao final do ano que suportam RAM DDR5, o que motivará bastantes utilizadores a fazer atualizações ao seu sistema. Infelizmente, o preço das DDR5 será bastante superior ao das DDR4, pelo menos numa fase inicial.

A MSI publicou o seu guia para a RAM DDR5 e revelou o custo de atualização. É normal vermos um aumento de 30 a 40% no preço de uma geração de DDR para a seguinte, no entanto, no caso da DDR5 este número parece ser bastante superior. Como consequência dos componentes adicionais necessários, a MSI afirma que é provável que o seu preço seja 50 a 60% mais elevado que o das DDR4.

São efetivamente más notícias para quem gosta de adotar as novas tecnologias assim que saem para o mercado e o problema podem agravar-se ainda mais considerando a atual escassez e dificuldade de obtenção de chips para produzir componentes. Apesar das más notícias, a MSI deixa alguma esperança no ar com a afirmação de que acredita que os preços poderão igualar os da DDR no prazo de dois anos. Claro que, dois anos no mundo da tecnologia é muito tempo.

Há algumas memórias DDR5 que já chegaram ao mercado durante este ano e sabemos os seus preços. Por exemplo, o kit de memórias DDR5 Teamgroup’s Elite 32GB (2x16GB) surgiram com um preço de 310.99$, cerca de 367€. As versão DDR4 destas memórias têm um valor de 99.99$, cerca de 86€, ou seja, aqui estamos perante um aumento de 211%! De repente, 50 a 60% já não parece tão mau.

A RAM DDR5 é mais rápida, tem maior largura de banda, consome menos energia, é mais eficiente com processadores multi-core, e faz a sua própria gestão de energia em vez de descarregá-la da motherboard. Com tantas vantagens, é provável que muitos utilizadores corram para a atualização assim que cheguem ao mercado.

ARTIGOS RECENTES

Black Friday PCDIGA 2021

Havia um preço que te separava…até hoje! Os maiores descontos desta Black Friday estão na tua PCDIGA, não percas tempo!

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *