iOS 14.5 Chega Hoje Carregado de Novidades

iOS 14.5 começa hoje a ser distribuído e é a maior atualização do iOS 14, com opções de desbloqueio para utilizadores com máscaras de proteção, novas opções no Fitness+ e suporte para as novas AirTags.

Até agora, desde o lançamento do iOS 14, as atualizações desta versão do sistema operativo da Apple têm sido relativamente menores, com apenas alguns novos emojis e pequenas correções de problemas de software, no entanto, a atualização iOS 14.5 traz uma série de novidades.

Desbloquear o iPhone com Apple Watch

A pandemia e o aumento do uso de máscaras tornaram o desbloqueio do telefone com o Face ID uma tarefa complicada, principalmente quando  estamos fora de casa. A Apple decidiu tomar algumas medidas para facilitar a vida dos seus utilizadores com o iOS 14.5. Os utilizadores de Apple Watch, que terão também que atualizar o smartwatch para o watchOS 7.4, poderão agora configurar os seus iPhones para desbloquear se o smartphone detetar uma máscara facial. Se estivermos a usar o Apple Watch e olharmos para o iPhone enquanto estivermos a usar uma máscara, este será desbloqueado e será enviado um toque tátil (haptic tap) para o smartwatch. Será exibida também a opção “Bloquear iPhone” no smartwatch, caso não tenhamos a intenção de desbloquear o iPhone.

Suporte AirPlay 2 para Apple Fitness+

A Apple Fitness+ requer atualmente uma Apple TV para transmitir exercícios no ecrã, mas o iOS 14.5 permite-nos utilizar o AirPlay para transmitir áudio e vídeo a partir da Fitness+ para dispositivos que suportem AirPlay 2. Esta opção torna a experiência um pouco diferente do que era até aqui. Agora, a informação métrica do Apple Watch não é exibida no ecrã/TV, mas sim no smartwatch.

Suporte para AirTags

Os dispositivos de rastreamento da Apple recentemente lançados, para sabermos constantemente onde estão os nossos objetos importantes, como chaves de casa, carro, entre outros, requerem o iOS 14.5 para funcionarem com os iPhones. Segundo informações da Apple, para obtermos uma localização precisa dos objetos, é necessário o emparelhamento com um iPhone 11 ou iPhone 12.

Sinalização de Acidentes & Radares no Apple Maps

Esta função é similar à existente na aplicação Waze que permite sinalizar na aplicação Apple Maps ocorrências na estrada, como a localização de acidentes, ou até mesmo radares de controlo de velocidade. Basta clicar num botão “Sinalizar” ou utilizar a Siri para que a ocorrência fique registada na nossa localização naquele instante.

Desativação de Rastreamento de Dados das Aplicações

É crescente e premente a preocupação com o acesso e rastreamento da nossa informação coletada por aplicações instaladas no nosso smartphone. A Apple decidiu agir de forma a tranquilizar os seus utilizadores com a disponibilização de opções que nos dão maior controlo sobre as aplicações que pretendem aceder à nossa informação. Agora, quando instalamos uma nova aplicação no nosso smartphone, é exibida uma notificação com a mensagem “permite que a aplicação monitorize a sua atividade noutras aplicações e sites” com opções de resposta de “não permitir” e “permitir”. Ao selecionarmos “não permitir”, essa aplicação não terá acesso ao número de identificação único IDFA utilizado pelas empresas de campanhas e captação de dados para fins publicitários.

Suporte para Controladores da PS5 e Xbox Series X

Há jogos que são mais exigentes no que concerne a agilidade das nossas mãos e dedos e num smartphone estamos sempre limitados ao toque no ecrã. Nesta atualização, os utilizadores de iPhone poderão agora emparelhar os controladores de jogos da PS5 e Xbox Series X para jogar nos seus smartphones.

Novos Emojis

Os emojis são cada vez mais utilizados na nossa comunicação e são praticamente uma linguagem universal. A Apple sabe isto melhor que qualquer outra marca e insere constantemente novos emojis a cada atualização. O iOS 14.5 conta com mais de 200 novos emojis.

Podem consultar todos os novos emojis do iOS 14.5 aqui: https://emojipedia.org/emoji-13.1/

ARTIGOS RECENTES

Xiaomi Sugere Nova Mi TV OLED

A Xiaomi tem abordado a possibilidade de estar a desenvolver um novo modelo de Mi TV, desta vez com ecrã OLED. Não foram partilhados quaisquer detalhes, mas um utilizador (tipster) sugere que pode tratar-se da próxima geração de televisores OLED. 

Os Novos Recursos Que Chegam Com o iOS 15

Ainda há relativamente pouco tempo foi anunciado o iOS 14.5, que trouxe várias novidades, e a Apple já anunciou nova versão do seu sistema operativo móvel, o iOS 15.

Kingston Substitui HyperX Por Fury

Depois da HP ter adquirido a HyperX (a divisão de periféricos gaming), a Kingston, que manteve posse da divisão de memórias, altera o nome da HyperX para Fury.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *