Nvidia Avisa Sobre Escassez No Fornecimento de Placas Gráficas Durante 2021

O mercado de placas gráficas continua com pouca, ou nenhuma, disponibilidade de stock, e apesar de haver sempre esperança, as notícias não são as melhores. O fabricante de placas gráficas Nvidia comunicou que a escassez no fornecimento de placas gráficas irá manter-se ao longo deste ano.
A CFO da empresa, Colette Kress, disse durante uma reunião com investidores que “é esperado que a procura continue a superar a oferta ao longo deste ano”.
Isto significa que as dificuldades em encontrar as mais recentes placas gráficas, como a série RTX 3000, irá manter-se, não só ao longo deste ano, como também pelo menos, no início de 2022. A Nvidia tinha já avisado que o fornecimento iria ser provavelmente escasso ao longo do primeiro trimestre, e agora que se aproxima o final desse mesmo trimestre, parece claro que esta previsão estava correta.
Apesar de tudo, a Nvidia realça que o fornecimento deverá aumentar ao longo de 2021: “veremos um aumento contínuo do fornecimento ainda antes do final deste primeiro trimestre e ao longo do resto do ano”, disse Colette Kress.
Esta escassez deve-se à falta de capacidade de produção de chips eletrónicos por parte dos fabricantes e que afeta toda a indústria que depende deste material. A agravar a situação está ainda o facto de que agora as placas gráficas não são procuradas apenas pelos gamers, mas também pelos utilizadores de mineração de criptomoedas e há ainda o flagelo dos scalpers que esgotam rapidamente o pouco stock disponível para vender posteriormente a preços mais elevados.
Outras empresas têm vindo a pronunciar-se sobre este tema. A Nintendo comunicou recentemente que terá certamente dificuldades em disponibilizar stock da Nintendo Switch e o vice-presidente da Xiaomi avisou já sobre consequências desta escassez dos chips nos seus produtos, como o aumento dos preços dos smartphones.
A Qualcomm, um dos maiores fabricantes de chips do mundo, apresenta já dificuldades em fornecer os seus clientes devido à constante procura para produção de produtos em gama, o que quer dizer que este problema afeta a produção de produtos existentes e causa problemas no desenvolvimento de novos produtos , o que resulta em aumento do preço dos atuais e atraso no lançamento dos novos produtos. Este parece ser, para já, um problema sem solução à vista.

ARTIGOS RECENTES

Qualcomm Anuncia Snapdragon 8+ Gen 1

A Qualcomm está a realizar um evento de lançamento de produtos com foco móvel onde o destaque é o anúncio do novo produto topo de gama SoC da empresa, o Snapdragon 8+ Gen 1.

1 thought on “Nvidia Avisa Sobre Escassez No Fornecimento de Placas Gráficas Durante 2021”

  1. Manobra para aumentarem os preços, havendo poucos aumenta a procura aumentando a procura o preço aumenta

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *