Última Atualização de Drivers AMD Melhoram Desempenho da Placas Gráficas Mais Antigas

A atualização das drivers pode conferir um aumento de 15% no desempenho de algumas gráficas mais antigas.

A AMD lançou recentemente as novas drivers para as placas gráficas Radeon que desbloqueiam um aumento de desempenho para a série RX 5000.

Segundo a Ars Technica, as drivers Radeon Software Adrenalin 21.9.1 adicionam suporte para o Smart Access Memory (SAM) nas placas gráficas da série Radeon RX 5000. Há algumas particularidades, mas com o hardware certo é possível obter um aumento de desempenho até 15% em jogos nestas gráficas.

Relativamente às particularidades, para se tirar partido do SAM, é necessário que a motherboard suporte esta funcionalidade. É provável que esta requeira uma atualização da BIOS antes de ativar esta opção nas definições da BIOS. Tanto a sério 400 como a 500 suportam a funcionalidade. Além disso, é necessário também possuir um processador Intel de 10ª ou 11ª geração, ou um Ryzen da série 3000 ou 5000.

Até agora, SAM estava restringido à série de placas gráficas Radeon RX 6000. Remove a restrição de memória de vídeo de 256 MB, o que exigia que grandes ativos fossem separados em partes menores antes que pudessem ser transferidos.

O ganho subsequente de desempenho pode alcançar os 20% dependendo do jogo, mas para a série RX 5000, o limite de ganho é de 15%. Em alguns jogos este ganho pode ser inferior. Ainda assim, e considerando o atual panorama da escassez e preços super inflacionados das placas gráficas atualmente, para quem possui uma destas gráficas são excelentes notícias, por isso, o melhor é mesmo aproveitar o desempenho extra disponibilizado nesta última atualização.

ARTIGOS RECENTES

DDR5 Não Partilha Slots de DDR4

A chegada das memórias RAM DDR5 está próxima, mas para quem ainda não sabe e está contar adquirir novas memórias para atualizar de DDR4 para DDR5, as slots de umas não são compatíveis com as outras.

Kit para Desktop AMD 4700S by PCDIGA

Grande desempenho num formato compacto é cada vez mais uma tendência quando é hora de adquirir um computador desktop, seja para trabalho ou gaming.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *