A Apple está a desenvolver uma versão da sua caneta Stylus com a capacidade de capturar informação de cor e textura de qualquer superfície, de acordo com um pedido de patente publicado no final de dezembro.

Tal como a Patently Apple relata, a patente US 20220413636 A1 descreve um Stylus que tem um “detetor de luz com deteção de cor” incorporado. A inclusão de um sensor óptico permitiria ao Stylus detetar a cor de qualquer superfície do mundo real com que entre em contacto, mas a patente também sugere que a funcionalidade poderia ser alargada para incluir a captura de detalhes de textura, também.
Uma vez capturada a informação, esta seria transmitida sem fios a um dispositivo companheiro, como um iPhone ou um iPad. O utilizador poderia então utilizar a cor ou textura na sua aplicação de desenho à sua escolha, assumindo que é capaz de ler a informação capturada e transferida a partir do stylus.

A acrescentar esta funcionalidade a uma terceira geração do Pencil ofereceria certamente à Apple uma vantagem e, em última análise, muito mais vendas de stylus. No entanto, como com todas as patentes, esta funcionalidade pode nunca sair da prancheta de desenho. Se isso acontece ou não dependerá da consistência da precisão do sensor, e se a funcionalidade pode funcionar sem esgotar demasiada duração da bateria do Lápis.