A tecnologia Zero Connect da LG permite que o televisor OLED M3 se ligue a todo o nossos equipamentos de home theater e funcione sem fios à vista.

A LG anunciou várias televisões OLED na CES 2023, mas a série LG OLED M de 97 polegadas destaca-se do resto ao eliminar a confusão de cabos com um design que elimina por completo a necessidade de cabos.
A LG OLED M3 tem uma bela qualidade de imagem, som fantástico e um design elegante que ficará bem em qualquer sala, mas o verdadeiro truque que oferece é um design sem cabos graças à nova tecnologia Zero Connect da LG, que emite sinal com qualidade HDMI até cerca 9 metros. Para além do cabo de alimentação, a TV não tem qualquer outro cabo.

A nova televisão sem fios utiliza um receptor incorporado no ecrã, emparelhado com a box LG Zero Connect que transmite sem fios um sinal de vídeo de 120Hz 4K juntamente com múltiplos formatos de áudio, incluindo Dolby Atmos.
A LG utiliza tecnologia sem fios proprietária na box Zero Connect e não partilhou ainda muitos detalhes técnicos, mas os representantes especificaram que não utiliza as bandas de 2,4GHz ou 5GHz utilizadas por Wi-Fi e pela maior parte da tecnologia de consumo. Em vez disso, Zero Connect utiliza uma norma proprietária, que a LG afirma oferecer três vezes a velocidade do Wi-Fi 6. Com um alcance de cerca de 9 metros, podemos configurar os nossos equipamentos de home theater, como leitores de Blu-ray, consolas de jogos ou o descodificador de TV por cabo num dos lados de uma sala, com a TV montada noutro lado.

O design sem fios dá à LG OLED M3 flexibilidade no posicionamento que outras televisões não podem oferecer, permitindo montá-la em locais que obstruiriam os cabos, ou permitindo obter um home theater de aspeto limpo sem o incómodo de passar cabos através de uma parede. É um belo truque e um interessante argumento comparativamente à tecnologia OneConnect da Samsung, que utiliza uma caixa de controlo separada semelhante à caixa Zero Connect, ligada à sua TV com um único cabo fácil de esconder.
A box LG Zero Connect é um dispositivo quadrado que se combina bem com outros equipamentos AV e apresenta três entradas HDMI (todas suportando 4K a 120Hz, com uma oferecendo suporte eARC), portas USB duplas, conexões coaxiais para cabo e satélite, entrada de áudio óptico, uma porta Ethernet e uma porta para IR. A box também suporta Nvidia G-Sync para qualidade de jogo topo de gama. O design da antena giratória montada no topo faz com que o realinhamento para o melhor sinal.

A elegante construção de plástico cinzento ficará bem em qualquer prateleira da casa. Ao contrário dos sistemas topo de gama que podem utilizar um suporte de prateleira para equipamento, a box LG Zero Connect requer linha de visão com a TV e, embora possa lidar com obstruções parciais, como pessoas ou mobiliário, não é feita para ser colocada fora de vista.
LG está a exibir a versão de 97 polegadas do M3 na CES, mas diz que também estará disponível em modelos de 77 polegadas e 83 polegadas. A versão de 97 polegadas recebe a designação da série LG Signature, que se aplica aos seus modelos mais premium e ecrãs maiores.
LG está a exibir a versão de 97 polegadas do M3 na CES, mas diz que também estará disponível em modelos de 77 polegadas e 83 polegadas. A versão de 97 polegadas recebe a designação da série LG Signature, que se aplica aos seus modelos mais premium e ecrãs maiores.
A empresa ainda não anunciou os preços e ainda está a obter a certificação da sua tecnologia sem fios Zero Connect. A LG espera trazer a LG OLED M3 sem cabos para o mercado na segunda metade de 2023.