Nvidia Disponibiliza Informações Sobre o Problema do Adaptador de 16 Pinos da RTX 4090

A Nvidia abordou oficialmente o problema relatado por alguns utilizadores da RTX 4090 que envolve situações de derretimento do adaptador de 16 pinos.

A Nvidia apresentou uma semi-atualização ao KitGuru relativamente aos casos de derretimento do adaptador de 16 pinos na GeForce RTX 4090. Infelizmente, não é a atualização que todos esperavam. O fabricante informou que ainda está a investigar as falhas do adaptador de 16 pinos e não tem quaisquer novos detalhes a revelar.

Já passaram várias semanas desde os primeiros incidentes da GeForce RTX 4090 e a Nvidia ainda não tem uma solução. Os incidentes de energia da GeForce RTX 4090 dispararam por todo o lado online, com numerosos relatatos de utilizadores da GeForce RTX 4090 cujo adaptador de energia de 16 pinos derreteu no interior e, pior ainda, a levar consigo o conector de energia da placa gráfica.

A Nvidia declarou num comunicado: “continuamos a investigar os relatórios, mas ainda não temos mais detalhes para partilhar. A NVidia e os nossos parceiros estão empenhados em apoiar os nossos clientes e em assegurar-lhes um processo de RMA acelerado”.

Nas últimas semanas, houve numerosas teorias e sugestões sobre como corrigir o conector de energia de 16 pinos a partir de derreter dentro das GPUs GeForce RTX 4090, mas nenhuma chegou a uma única resposta decisiva que resolva o problema em definitivo.

Uma teoria sugere que o adaptador de energia de 16 pinos apresenta uma falha de origem, com provas do Igor’s Lab de que o adaptador de energia fornecido pela Nvidia não foi bem concebido e está sujeito a falha se os fios forem dobrados de forma excessiva.

Mas outro relatório da Gamers Nexus contraria este argumento, com a notícia a revelar que alguns adaptadores de energia de 16 pinos utilizam cabos de 150V com especificações abaixo dos 300V em vez de cabos de 300V. Acrescente-se que Igor estava a utilizar uma versão de adaptador de energia de 150V. Ao mesmo tempo, a Gamers Nexus testou uma versão de 300V e não conseguiu replicar nenhuma das mesmas falhas que o Igor encontrou nos seus testes, concluindo que os adaptadores de energia de 150V podem ser os únicos com problema.

Outra teoria mais recente vem de Jon Gerow (Jonny Guru) da Corsair, que sugere que as vítimas das falhas dos 16 pinos não estão a ligar o conector até ao fim. Observou que a ficha de 16 pinos pode ser difícil de inserir no conector de energia de 16 pinos nas GPUs GeForce RTX 4090, levando a que alguns utilizadores não os conectem completamente. Gerow salienta que o conector deve ser completamente encaixado, sem lacunas entre a ficha e o conector, para evitar que o conector de 16 pinos derreta.

Em última análise, não há uma resposta decisiva sobre a razão pela qual alguns adaptadores de 16 pinos derreteram. A propósito, alguns cabos de 16 pinos que ligam directamente à PSU também estão a derreter, o que deixa tudo no mesmo estado de confusão em que estávamos anteriormente. Quem possuir uma GPU GeForce RTX 4090, é recomendado que considere todas estas teorias e assegure-se de que a ficha de 16 pinos está totalmente encaixada com o mínimo de tensão nos cabos. Utilizadores que detetem este problema podem, e devem, remeter a sua placa gráfica para RMA.

Em resumo, há aqui duas possibilidades em aberto, ou o adaptador apresenta um defeito de fabrico ou trata-se de falha dos utilizadores. Para já, resta-nos apenas aguardar por novos desenvolvimentos sobre esta matéria.

ARTIGOS RECENTES

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *