OnePlus Garante Mais Atualizações Para os Seus Smartphones

Esta alteração no número de atualizações para os seus smartphones põe a OnePlus a par da Samsung.

OnePlus 11 Pro - Renderização

Boas notícias para os fãs dos smartphones OnePlus! A OnePlus diz que irá fornecer atualizações de Android a alguns dos seus futuros smartphones até quatro gerações e cinco anos de atualizações de segurança, igualando assim a promessa de software da Samsung.

A Samsung oferece atualmente quatro atualizações de plataforma para novas versões do Android e cinco anos de patches de segurança para muitos dos seus smartphones e tem superado todos os outros concorrentes Android no processo, incluindo até o criador do Android, Google, que oferece apenas três e cinco anos, respectivamente, para os seus telefones Pixel.

Notavelmente, a OnePlus oferecerá quatro versões de atualizações Android, em vez de suporte durante quatro anos a partir do lançamento, o que por vezes pode significar apenas três atualizações de versão. Assim, quando um smartphone OnePlus for lançado em 2023 com Android 13, receberá o Android 17 em 2027 como a sua última versão e receberá atualizações de segurança até 2028.

A OnePlus disse que a promessa de atualização se aplicaria a “dispositivos seleccionados lançados em 2023 e posteriores”. Embora vaga, o texto sugere que isto não se aplicará a todos os smartphones da empresa e muito provavelmente aplicar-se-á aos seus principais dispositivos premium, tais como o próximo OnePlus 11.

Numa abordagem posterior para esclarecimento, um porta-voz da OnePlus recusou-se a elaborar quais os smartphones que obterão especificamente o suporte mais longo, ou se os smartphones OnePlus existentes obterão retroactivamente um suporte mais longo.

O atual topo de gama da OnePlus, o OnePlus 10 Pro, receberá três atualizações Android e quatro anos de atualizações de segurança.

“O OxygenOS é parte integrante da OnePlus, co-criado pelos nossos membros da comunidade”, disse Gary Chen numa declaração, responsável pelos produtos de software na OnePlus.

Acrescentou ainda que “como empresa orientada para o utilizador, fazemos tudo o que está ao nosso alcance para melhorar a experiência do utilizador. Com mais utilizadores a manter os seus dispositivos por mais tempo, queremos ter a certeza de que podemos oferecer essa possibilidade”.

As atualizações de software Android são o espinho colateral da plataforma. Depende inteiramente do fabricante quanto ao tempo de suporte de certos smartphones e tem sido muitas vezes uma razão chave para comprar um iPhone em vez disso. A Apple oferece pelo menos cinco anos de suporte de software para todos os seus iPhones.

Enquanto a Samsung e a Google têm compromissos de software relativamente abrangentes para os seus dispositivos mais populares, outros fabricantes de Android, como a Sony, estão atrasados. O Xperia 1 IV, que custa mais de 1000€, está orientado para apenas dois anos de atualizações, algo que provavelmente afasta muitos consumidores.

Com muitos consumidores a apertaram os cordões à bolsa por todo o mundo, os smartphones devem durar muito mais tempo do que as atualizações de software Android muitas vezes permitem. Há também a questão de muitos proprietários de smartphones Android não se aperceberem que os seus antigos aparelhos são vulneráveis a novas ameaças à segurança.

Num evento em Londres na segunda-feira, a OnePlus também disse que esperava lançar OxygenOS 13.1, uma atualização do seu software baseado em Android 13, na primeira metade de 2023. De acordo com a empresa, novas funcionalidades virão no domínio da privacidade, acessibilidade, bem-estar digital e áudio espacial.

“O futuro do OxygenOS é mais seguro, mais estável, mais inteligente, mais capaz globalmente, e com melhor suporte para o nosso ecossistema de produtos em expansão”, disse Chen.

O software OnePlus OxygenOS partilha agora a mesma base de código que o ColorOS da Oppo e tem um design visual semelhante. Ambas as marcas são propriedade do gigante tecnológico chinês BBK Group.

Smartphones OnePlus

ARTIGOS RECENTES

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *