Impressoras Canon rejeitam toners originais devido à falta do chip de proteção contra cópias.

Há vários anos que os fabricantes de impressoras utilizam chips de autenticidade nos seus consumíveis com o propósito de afastar os consumidores de adquirirem produtos não originais e evitar que a concorrência produza cópia. Esta estratégia parece estar agora a afetar a própria Canon, isto porque a empresa viu-se forçada a expedir consumíveis sem este chip de proteção de cópia devido à escassez de chips que aflige todo o mercado.
Em consequência, algumas impressoras multifunções da Canon estão a identificar estes consumíveis originais como cópias. A empresa está atualmente a disponibilizar instruções aos seus clientes sobre como contronar esta situação.
😂 Semiconductor shortage leads to Canon selling toner cartridges without chips which usually identify them as genuine, so Canon now instructs customers on how to override the warnings for using "counterfeit" cartridges https://t.co/rqcmXckPFp
— Nils Adermann (@naderman) January 7, 2022
A solução parece ser bastante simples. A Canon diz que basta ignorar os avisos e fechar a notificação sobre a deteção de consumíveis não originais.

A Canon disponibilizou uma lista de impressoras afetadas e, aparentemente, apenas as multifunções empresariais, nomeadamente modelos ImageRunner, estão a ser afetadas por esta situação.
Este problema surge alguns meses após um processo judicial por parte de utilizadores que reclamam desonestidade da Canon por não permitir que as suas impressoras utilizem a função de digitalização quando não possuem tinteiros. Esta situação não é referida no manual, ou seja, os clientes sentem-se enganados.