Nvidia Expande Limitador de Mineração às Placas Gráficas RTX 3060 Ti, 3070 & 3080

O limitador de mineração Ethereum era exclusivo na RTX 3060, mas agora a Nvidia está a expandir a limitação a três outros modelos para desencorajar os mineradores de criptomoedas de comprá-los.

A enorme escassez de placas gráficas está a obrigar a Nvidia a restringir a capacidade de mineração de criptomoeadas em mais três modelos de placas gráficas.

“Estamos a reduzir a hashrate das placas de gráficas GeForce RTX 3080, 3070 e 3060 Ti recém-fabricadas para que sejam menos desejáveis para os mineradores”, anunciou a Nvidia hoje.

O “limitador da hashrate Ethereum” da empresa foi originalmente introduzido em fevereiro, mas apenas na RTX 3060. O objetivo da Nvidia era desencorajar os mineradores de criptomoedas de comprar o produto ao reduzir para metade a sua capacidade de gerar a criptomoeda Ethereum. Apesar desta tentativa, a estratégia tem uma falha óbvia. Para contornar o limitador, o mineradores têm simplesmente optado por adquirir outros modelos de placas gráficas da série RTX 3000 que são melhores até a gerar criptomoedas.

O anúncio desta terça-feira da Nvidia promete fechar esta lacuna. A empresa planeia começar a enviar os primeiros modelos RTX 3080, 3070 e 3060 Ti equipados com um limitador de hashrate Ethereum no final deste mês. “Acreditamos que esta etapa adicional fará com que mais placas GeForce a preços melhores cheguem aos gamers em todo o mundo”, disse a empresa.

A Nvidia e os seus parceiros de comercialização vão rotular as placas gráficas com os identificadores “Lite Hash Rate” ou “LHR”, que podem ser encontrados na caixa do produto e nas listas de retalho online. “Esta hashrate reduzida aplica-se apenas a placas recém-fabricadas com o identificador LHR e não a placas já adquiridas”, acrescentou a empresa.

Depois de a Nvidia ter sido acusada, principalmente pela comunidade gaming, de ignorar propositadamente este problema com o objetivo de lucrar com o crescimento desenfreado da busca por placas gráficas para efeitos de mineração de criptomoedas, o que, para além de esgotar o stock, inflaciona ainda mais os preços das placas gráficas, a empresa responde agora com uma solução que poderá surtir algum efeito, embora, não deva perdurar por muito tempo.

Os mineradores deverão, certamente, contornar o limitador, que está inserido no firmware da gráfica, através de um crack. Em março a Nvidia lançou, acidentalmente, no seu próprio firmware uma forma de contornar o limitador que, entretanto foi corrigido.

ARTIGOS RECENTES

Xiaomi Sugere Nova Mi TV OLED

A Xiaomi tem abordado a possibilidade de estar a desenvolver um novo modelo de Mi TV, desta vez com ecrã OLED. Não foram partilhados quaisquer detalhes, mas um utilizador (tipster) sugere que pode tratar-se da próxima geração de televisores OLED. 

Os Novos Recursos Que Chegam Com o iOS 15

Ainda há relativamente pouco tempo foi anunciado o iOS 14.5, que trouxe várias novidades, e a Apple já anunciou nova versão do seu sistema operativo móvel, o iOS 15.

Kingston Substitui HyperX Por Fury

Depois da HP ter adquirido a HyperX (a divisão de periféricos gaming), a Kingston, que manteve posse da divisão de memórias, altera o nome da HyperX para Fury.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *