Nvidia Recupera RTX 2060 Para Dar Resposta à Escassez de Stock

Nvidia confirma oficialmente os rumores e recupera a RTX 2060, mas agora com 12GB.

O porta-voz da Nvidia anunciou que “a RTX 2060 12GB ajuda a aliviar restrições de fornecimento dando-nos mais flexibilidade na sua memória de origem”. A Nvidia está a utilizar componentes de RAM de vídeo de alta densidade, que estão mais disponíveis no momento e a combiná-los com a RTX 2060.

Já se falava em fevereiro desta possibilidade, mas agora é oficial. A Nvidia vai recuperar e disponibilizar stock da placa gráfica RTX 2060 para dar resposta à escassez de stock de placas gráficas que assola o mercado. Será disponibilizada a partir do dia 7 de dezembro, mas agora com 12GB de GDDR6, em vez dos 6GB originais.

É certo que esta não é a solução ideal, mas atualmente é extremamente difícil encontrar placas gráficas de última geração no mercado devido à escassez de chips necessários na sua construção. Além disso, existe ainda o problema dos scalpers e dos mineradores de criptomoedas que limpam rapidamente todo o pouco stock que surge.

Infelizmente, nem tudo são boas notícias. A Nvidia indicou que o seu preço poderá não ser o mais acessível. O porta-voz da empresa não revelou o preço, mas deixou uma nota: “é uma versão premium da RTX 2060 6GB e esperamos que o preço reflita este aspeto”.

Para termos uma ideia, quando a RTX 2060 foi lançada, o seu valor era de 349 dólares e um ano mais tarde o preço foi ajustado para 299 dólares. A sua sucessora, a RTX 3060, que foi lançada em fevereiro deste ano, tinha um preço original de 329 dólares, no entanto, devido a todos os fatores que mencionamos anteriormente, sofreu uma inflação que catapultou o preço para valores entre os 400 e os 529 dólares, em muitos casos até mais que isso. Os scalpers chegam a pedir 900 dólares em plataformas de venda como o eBay.

Relativamente ao desempenho, é esperado que a RTX 2060 tenha um comportamento similar ao da RTX 3060, que tem também 12GB de GDDR 6. A diferença maior estará nos 3584 núcleos CUDA desenvolvidos com a arquitetura Ampere versus os 2176 núcleos CUDA desenvolvidos com a arquitetura Turing, mais antiga, da RTX 2060.

Isto quer dizer basicamente que a RTX 3060 continua a ser a melhor opção, o problema é mesmo conseguir encontrar uma.

ARTIGOS RECENTES

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *